Abaixo-assinado encerrado

AJUSTES URGENTES NO SISTEMA ECNH

Este abaixo-assinado conseguiu 216 apoiadores!


ABAIXO ASSINADO PARA REQUERER AJUSTES URGENTES NO SISTEMA ECNH

Nesse abaixo assinado solicitamos ao setor de gerenciamento e gestão do DETRAN as mudanças aqui relacionadas com o objetivo de oferecer um melhor atendimento aos candidatos à CNH, bem como nos preservarmos, enquanto usuários, dos transtornos que vêm ocorrendo com as limitações no manuseio do sistema ECNH.

Ocorre que com a implantação da divisão equitativa eletrônica no estado de                    São Paulo, que está sendo implantado por regiões, o sistema apresenta travamentos, quedas e oscilações. Isto dificulta a rotina de trabalho dos credenciados e a agilidade de assinar e colocar os resultados no sistema para liberação do candidato à CNH, a fim de dar continuidade às fases posteriores exigidas.

O problema principal para os credenciados é a falta de comunicação antecipada acerca das falhas por parte da PRODESP o que possibilitaria o reagendamento. Tanto para o profissional como principalmente para o cidadão, pois isso representa perda de tempo e faltas ao trabalho.

Mais grave é que normalmente o candidato entende esse acontecimento como falha no atendimento do profissional, o que gera até graves conflitos.

Outra disfuncionalidade apresentada é que se o profissional insere um exame como apto por engano, ele não consegue mais a correção para o inapto.                Muitos psicólogos relatam essa situação e ao procurarem a CIRETRAN para fazer o bloqueio do candidato, são orientados a procurar a PRODESP, sendo que ao encaminhar seu pedido, esta lhe responde que retorne a CIRETRAN, que também não se dispõe a resolver o problema.

Outra questão que tem causado transtorno à grande parte dos credenciados é a ausência do telefone de contato com o candidato.                                                                 O espaço para esse contato está impresso na agenda digital do psicólogo, mas as unidades de atendimento por descuido ou displicência colocam o número 00000. Isso impede que o profissional possa entrar em contato com o cidadão para pessoalmente confirmar o atendimento e dar informações importantes para seu melhor acolhimento.

A portaria n. 425/12 CONTRAN e a portaria 70 DETRAN, institui dois dias úteis para a inserção do resultado no sistema. Ocorre que o processo de avaliação psicológica tem suas peculiaridades. Pode não ser possível terminar a avaliação de imediato e ser necessário o retorno do candidato.

Dessa forma, o sistema induz ao cometimento de irregularidades. Melhor seria existir a separação entre a coleta da digital quando se inicia o processo de avaliação, com a possibilidade do profissional posteriormente assinar o laudo conclusivo independente da presença física do candidato.

Outra reclamação constante é o da ocorrência de erros do sistema com o encaminhamento de um mesmo candidato a dois profissionais diferentes.          Nesse caso um dos psicólogos fica prejudicado na divisão equitativa porque não há reposição do exame.

 

Concluindo e sintetizando, pedimos providências e ajustes nos seguintes aspectos que estão hoje afetando drasticamente os atendimentos em avaliação Psicológica aos candidatos à CNH, são eles;

1- Instabilidade constante no sistema ECNH;

2- Falta ao inserir 00000 no tel de contato. Deve ser reiterada as CIRETRANS a obrigatoriedade da anotação na agenda do psicólogo dos telefones de contato do candidato.

2- Necessidade de comunicação prévia da inoperância da PRODESP para podermos reagendar os exames;

 3-Sistema que não permite alterar resultado Apto para Inapto quando inserido com erro, sendo que o inverso é possível.

4- Impossibilidade de recadastrar o exame em andamento, desvinculado da presença imediata do candidato para o resultado.

5-Falha na reposição dos exames agendados para mais de um profissional, ou que por qualquer razão conste no encaminhamento de um psicólogo e seja finalizado/cadastrado por outro.                                                                  

Esse fato desrespeita a divisão equitativa legal, e tem ocorrido com frequência.

 



Hoje: Márcia está contando com você!

Márcia Silva precisa do seu apoio na petição «DETRAN SÃO PAULO: AJUSTES URGENTES NO SISTEMA ECNH». Junte-se agora a Márcia e mais 215 apoiadores.