S.O.S. Hotel Fazenda Palestina

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!

O Hotel Fazenda Palestina está tendo seu funcionamento ameaçado pelo traçado projetado pelos engenheiros do DER-MG para um dos trechos da estrada do contorno rodoviário de Itapecerica, MG.

Além de cultural e ambientalmente impactante, o desnecessário traçado sinuoso da estrada ameaça seriamente a preservação e o funcionamento do Hotel Fazenda Palestina, uma vez que a estrada passaria a 200 metros da sede histórica da Fazenda Palestina, que é um casarão colonial com mais de 200 anos de idade.

A construção possui paredes de adobe e taipa, pé direito alto, janelas de madeira e calçamento de pedra. Os cabos de luz e telefone são subterrâneos, não há qualquer fiação suspensa e a iluminação externa é feita por postes coloniais. São vários detalhes de decoração e arquitetura cuidadosamente preservados para que os frequentadores possam, hoje, vivenciar a memória de um tempo passado.

Esta vivência, entretanto, não se coaduna com o barulho, insegurança, nem com o trânsito pesado de caminhões e carretas que passarão na sua porta, caso nada seja feito para reverter esta situação lamentável.

Vale ressaltar que o Hotel Fazenda Palestina não foi ouvido pessoalmente nem em audiência pública a respeito do traçado da estrada. Foi elaborado pelo hotel fazenda um material de mobilização e um mapa que mostra uma opção de desvio, que poderia diminuir um pouco os impactos que a proximidade dessa estrada causará.

Uma pequena alteração no traçado da estrada onde seja observado o “adequado” distanciamento da sede e da área de lazer do Hotel Fazenda Palestina, seria suficiente para assegurar a proteção e preservação desse monumento.

Hoje: Marcos Cesar está contando com você!

Marcos Cesar Veiga Rios precisa do seu apoio na petição «DER-MG: S.O.S. Hotel Fazenda Palestina». Junte-se agora a Marcos Cesar e mais 9.212 apoiadores.