Movimento Pró Fundo do Câncer

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!
Com 7.500 assinaturas, é mais provável que esta petição chame a atenção das(os) tomadoras(es) de decisão!
IMAMA Instituto da Mama criou este abaixo-assinado para pressionar Deputados e

Segundo dados do Observatório de Oncologia, se nada for feito em relação ao cenário atual, em 2029 o câncer se tornará a primeira causa de morte no país, passando as doenças cardiovasculares. O INCA aponta que para cada ano do triênio 2020-2022 ocorrerão 625 mil casos novos de câncer. O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada).

De todas estas projeções de casos de câncer no Brasil, 68% estarão nas Regiões Sul e Sudeste.

Ainda nesse Estudo do Observatório de Oncologia, aponta-se que 516 municípios brasileiros já tem o câncer como a principal causa de morte. No Estado do Rio Grande Sul, 140 cidades já possuem o câncer como sua causa de mortalidade número 1.

Se pegarmos o recorte do Câncer de Mama, principal causa de morte por tumores femininos no Brasil, perceberemos que, para o ano de 2021, foram estimados 66.280 casos novos. A taxa de mortalidade por câncer de mama foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres, em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

Em face desse cenário gravíssimo, o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) busca a aprovação do Projeto de Lei (PLC) 182/2020, que propõe um Fundo estadual para a prevenção, combate e diagnóstico precoce do câncer.

Este projeto de lei visa arrecadar verba para enfrentamento do câncer através do recolhimento para tais fins de parte da incidência de ICMS sobre tabaco e bebias alcoólicas.

Com a criação desse fundo , milhares de pessoas do nosso estado serão beneficiadas.

Este abaixo assinado tem como objetivo acelerar a aprovação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e para sensibilizar a sociedade brasileira e os tomadores de decisão com a causa do Câncer.

Sua assinatura pode salvar vidas...

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!