Vitória

Conservação Ameaçada. Não à extinção do Instituto Florestal do estado São Paulo.

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 21.577 apoiadores!


O Instituto Florestal, entidade secular, foi idealizada pelo naturalista Sueco  Alberto Löfgren que criou,  em 1886, o Horto Botânico e Florestal de São Paulo. Naquela época foi lançada a semente da conservação, produção e desenvolvimento de políticas públicas no estado de São Paulo, assim como auxiliando também a difundir para o Brasil, com a criação de centenas de áreas protegidas, além das unidades de produção que contribuem até hoje com o aporte financeiro para o estado.

O conhecimento científico produzido sobre a rica sociodiversidade nas áreas protegidas pelos pesquisadores das Universidades do estado de São Paulo, Brasil e estrangeiros só foi possível com a infraestrutura disponibilizada e parcerias dessas Instituições com o Instituto Florestal. Da mesma forma podemos citar as visitas técnicas com os alunos de graduação e pós graduação de diferentes áreas de conhecimento, dando-lhes oportunidades de uma formação mais sólida e diferenciada.

Dezenas de pesquisadores, técnicos, infraestrutura, know how ambiental e cultural que o Instituto Florestal tem não podem ser jogados fora da noite para o dia. A Instituição não conta com concursos públicos há muitos anos, mas mesmo assim, em esforço incansável, seus servidores não deixaram de proteger os milhares de hectares de mata atlântica e cerrado ainda tão expressivos no estado de São Paulo.

O Projeto de Lei 529/2020 protocolado na ALESP e publicado no Diário Oficial do dia13/08/2020 propõe a extinção do Instituto Florestal, além de outras instituições muito significativas para o Estado de São Paulo.

Sabemos que o ano de 2021 será difícil para todos os órgãos e instituições do ponto de vista financeiro, mas tem que existir um amplo debate para definição dos enxugamentos e proposições para não ir na contramão do mundo, extinguindo uma organização secular que tanto fez e faz pela conservação, produção e desenvolvimento da ciência.

Senhor Governador do estado de São Paulo, a participação de todos nesse processo é extremamente importante. Não podemos ceder às pressões de alguns em detrimento da conservação ambiental, social e cultural.



Hoje: Maria Inez está contando com você!

Maria Inez Pagani precisa do seu apoio na petição «Deputados estaduais de São Paulo: Conservação Ameaçada. Não à extinção do Instituto Florestal do estado São Paulo.». Junte-se agora a Maria Inez e mais 21.576 apoiadores.