Vamos atingir o Fim do Analfabetismo no Brasil

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!


ABAIXO ASSINADO - Vamos acabar com o Analfabetismo com um plano de ação que funciona !!!

Segundo IBGE, o Brasil ainda conta com 11,5 milhões de habitantes que não sabem ler e escrever.

Ler e escrever é direito básico do ser humano para sua formação.

Na situação do descaso de vários anos ate' o momento atual, em que a educação corre risco, é estritamente importante resgatarmos métodos de educação que fogem das formas tradicionais de educar, e que comprovaram resultados positivos.

Proponho portanto com este abaixo assinado a volta dos "Círculos de Cultura",  uma metodologia de ensino para a aprendizagem de leitura e escrita desenvolvida por Paulo Freire e que foi aplicado no Brasil na década de 60 e no continente africano na década de 70.

Este projeto inovador tem a proposta de romper com os métodos tradicionais de ensino, em que o professor se coloca a frente de todos os alunos e estes se enfileiram em carteiras quadradas em uma sala também quadrada.

O Círculo de Cultura, propõe que o professor, ou melhor, educador seja um animador de debate para conduzir um diálogo em que as pessoas se sintam encorajadas para falar e expor suas opiniões. E essas pessoas não seriam mais os alunos, mas sim os educandos (pessoa que está em processo de se educar).

O Círculo de Cultura era um complemento da alfabetização em um ciclo de 40 dias e proporcionou resultados espetaculares

Com uma discussão baseada nos problemas cotidianos da vida dos trabalhadores para que se pudesse fazer um trabalho de associação e cooperação, e ao mesmo tempo atingindo a alfabetização dos educandos.

Os grupos que se formavam, apoiados pelo Governo, passaram e ser chamados de Círculos de Cultura. Para o plano de 1964 previa-se a formação de 20 mil Círculos de Cultura. Somente em 1964 deveriam formar por volta de dois milhões de alunos.

Cada Círculo educava, a cada dois meses, trinta alunos. Este Plano de Ação deveria acabar com o analfabetismo no Brasil segundo estudos. Infelizmente foi barrado com o advento da Ditadura Civil Militar.

Assine essa petição se você acredita que o método Círculos de Cultura deve fazer parte dos planos de Governo, como uma das estratégias para espalhar conhecimento, alfabetizar e politizar a população, e acabar de vez com o analfabetismo.



Hoje: Jullia está contando com você!

Jullia M. B. precisa do seu apoio na petição «Deputados e Senadores: Vamos atingir o Fim do Analfabetismo no Brasil». Junte-se agora a Jullia e mais 117 apoiadores.