Precisamos legalizar os Tecnólogos!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Saldo a todos que estão lendo esse texto!

Está desde 17/10/2007(quase 11 anos) tramitando na Câmara a PL 2245/2007 de autoria do Deputado Reginaldo Lopes(PT/MG) e que tem como objetivo regulamentar a Profissão de Tecnólogo, profissional de nível superior que surgiu para atender demandas específicas do mercado de trabalho, acontece que tudo estava correndo bem até que em 2013 foram apresentados recursos pelos Deputados Jair Bolsonaro(hoje do PSL/RJ) e Sandro Alex(hoje do PSD/PR) contra a apreciação conclusiva da Matéria, devido ao infeliz desconhecimento dos prezados quanto as funções de um Tecnólogo ou interpretação equivocada dos mesmos, um enorme prejuízo foi causado aos profissionais que estão saindo das Faculdades com essa formação que de acordo com os dados do MEC representaram 17,8% das matrículas em 2016, seguindo nessa mesma linha, os dados divulgados pelo INEP mostram que a procura por essa modalidade de Graduação aumentou em 331% entre 2014 e 2016, então essa situação traz um enorme desânimo para as pessoas que investem tempo e dinheiro nesse tipo de formação. Além do prejuízo dos interessados, também existe o prejuízo trazido na sociedade, pois esses profissionais surgiram justamente para atender as necessidades do mercado, como é o caso dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho que não podem exercer a sua profissão devido a demora de aprovação dessa Lei, e em um quadro onde o Brasil tem cerca de 700 mil acidentes do trabalho por ano(conforme afirma a ANPT) isso faz muito a diferença, são milhares de profissionais a menos no mercado para ajudar a diminuir esse preocupante quadro. Em muitos casos os Tecnólogos estão sendo contratados mesmo sem a aprovação dessa Lei(as empresas e demais organizações precisam desses profissionais com ou sem Lei) em outros casos, os Conselhos já estão aceitando esses profissionais os acolhendo através de Resoluções, como é o caso dos Sistemas CONFEA/CREA, CFA/CRAs, CFQ/CRQs e CFBM/CRBMs, dentre outros, acho esse um bom caminho, pois eles ajudam a nortear os Tecnólogos de melhor maneira para não conflitar com as Profissões já existentes, apesar disso, esses conselhos também estão aguardando a aprovação dessa matéria para lhes dar uma maior segurança jurídica.

Diante disso, gostaria de solicitar o seu apoio para fazermos uma pressão na Câmara com o fim de aprovar essa matéria, bem como convencer aos senhores Deputados que estão contra a aprovação dessa PL que sua interpretação quanto as atribuições dos Tecnólogos estão equivocadas, são profissionais que chegaram para somar profissionalmente e não para invadir espaço de outros profissionais já existentes.

Espero humildemente poder contar com o seu apoio e agradeço desde já!

Forte abraço.

Hoje: Fabrício está contando com você!

Fabrício Caetano Moraes precisa do seu apoio na petição «Deputado Reginaldo Lopes: Precisamos legalizar os Tecnólogos!». Junte-se agora a Fabrício e mais 10 apoiadores.