Fora Arena Porto! #foraarenaporto

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!


O objetivo desta petição é solicitar, com urgência, a retirada do aterro realizado no ecossistema mais importante de Porto de Galinhas, o Alagado do Merepe. Este aterro foi um crime ambiental, já reconhecido pelo Ministério Público de Pernambuco e a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). Este crime foi cometido em 2016 e a obra foi embargada. No entanto, de forma absurda, ao invés da empresa ser punida e condenada pelos crimes que cometeu, além de claro, ser obrigada a recuperar a área ambiental impactada, ela conseguiu, agora em março/2019, a Licença Prévia da Prefeitura de Ipojuca e seu projeto de construir esse empreendimento está a pleno vapor!
Permitir essa obra, é abrir a brecha necessária para que todo Alagado do Merepe seja aterrado ao longo dos anos, impactando de forma irreversível o equilíbrio ambiental de Porto de Galinhas, que, por sua vez, é o maior tesouro turístico do Estado de Pernambuco. A desequilíbrio ambiental de Porto de Galinhas vai causar a perda do potencial turístico e todo seu efeito dominó, uma vez que este, é a principal fonte de renda deste lugar, causando desemprego, miséria, caos social.

A solução é que a Lei seja, simplesmente, cumprida! Que a empresa pague pelos crimes ambientais, que os seus cursos de água sejam devolvidos e todo o ambiente recuperado! O Alagado do Merepe se enquadra em diversas leis ambientais que impedem qualquer tipo de construção. Conseguir avançar com essa obra, apenas com muito poder empresarial e político, e isso vai de contra a Constituição Federal, que garante uma sociedade justa e um meio ambiente equilibrado, e não, que este, seja impactado para benefício econômico de alguns poucos poderosos!

O Salve Maracaípe é um Coletivo sócio ambiental, que desde 2008, tem buscado defender a natureza de Porto de Galinhas e promover a sua recuperação. Acreditamos que uma sociedade, onde o meio ambiente está sendo tratado como prioridade, é uma sociedade que deu certo, onde as famílias são mais felizes, onde podemos educar as nossas crianças com mais respeito. Já uma sociedade sem controle ambiental, é uma sociedade doente, sem rumo, que destrói seu passado, não cuida do seu presente e fica, literalmente, sem raízes para o futuro.