Ajude a salvar as árvores de Niterói!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


Em Niterói a arborização urbana se começou no inicio do século passado, desta forma temos uma cidade bela e sombreada.

Recentemente, com a justificativa de que as espécies exóticas deveriam ser suprimidas estamos assistindo um assassinato em massa de nosso patrimônio arbóreo.

Nesse momento específico estamos lutando para que um pé de flamboyant (Delonix Regia) situado à rua Presidente Domiciano 12 seja preservado e cuidado ao invés de ser posto abaixo,

Essa árvore (o flamboyant)  é uma árvore exótica com uma copa enorme que costuma florir integralmente no mês de dezembro com um espetáculo de cor vermelha.

Alguns acham que árvores exóticas devem ser suprimidas.

Esquecem que elas prestam serviços ambientais inestimáveis e proporcionais às dimensões de sua copa. Elas abrigam muitos pássaros, produzem a evapotranspiração que reduz o calor na cidade, produzem sombra, absorvem muito carbono e produzem muito oxigênio. 
A decisão de elimina-la sem um exame mais cuidadoso é um assassinato de um ser vivo produtivo, devido a uma espécie de racismo vegetal.  

Em defesa do flamboyant e, também,  do jamelão (Eugenia jambolana) da Rua Edmundo March 19 e da sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) da Edmundo March 16! Todos ameaçados de serem cortados na 2a feira!

Em defesa de todas as árvores de Niterói! Sejam elas exóticas ou não!

Que elas sejam tratadas com os devidos cuidados fitosanitários (remédios e obturações),

Que elas recebam podas equilibradas quando necessário!

Que a fiação elétrica aérea seja gradualmente substituída pela fiação subterrânea, sabidamente mais segura.

Pelas árvores da Boa Viagem, de Icaraí, da Região Oceânica, do Fonseca, de Santa Rosa e mais do que tudo, pelas árvores de todo o mundo!