Abaixo-assinado encerrado

Criação UTI Pediátrica para pacientes com cardiopatias na Santa Casa de Santos

Este abaixo-assinado conseguiu 167 apoiadores!

Ainda conforme o médico, existem normas do setor de Cardiopatias Congênitas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca determinando que os hospitais tenham uma UTI específica para crianças com problemas no coração.

“Eu não tenho essa UTI específica, por isso não operamos essas cardiopatias graves”, afirma Conforti. A mudança ocorreu devido a uma alteração nos critérios do Ministério da Saúde, que passou a considerar como centros de referência para esse tipo de procedimento cirúrgico somente equipamentos instalados em cidades com mais de um milhão de habitantes.

“Com isso, nós não recebemos para fazer (as cirurgias)”, explica o médico da Santa Casa. “Condições para ser centro de referência em cardiopatia congênita nós temos, todinhas.  Quem determina o centro de referência não é o Governo, é o paciente. Ele que determina, porque ele procura o serviço”.

Como as cirurgias de alta complexidade são caras, a Santa Casa não as realiza, uma vez que não recebe do Sistema Único de Saúde (SUS), justamente por não ser considerado um centro de referência.

Hoje: Não deixe mais Lucas morrerem está contando com você!

Não deixe mais Lucas morrerem precisa do seu apoio na petição «Criação UTI Pediátrica para pacientes com cardiopatias na Santa Casa de Santos». Junte-se agora a Não deixe mais Lucas morrerem e mais 166 apoiadores.