Petition Closed

Criação UTI Pediátrica para pacientes com cardiopatias na Santa Casa de Santos

Ainda conforme o médico, existem normas do setor de Cardiopatias Congênitas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca determinando que os hospitais tenham uma UTI específica para crianças com problemas no coração.

“Eu não tenho essa UTI específica, por isso não operamos essas cardiopatias graves”, afirma Conforti. A mudança ocorreu devido a uma alteração nos critérios do Ministério da Saúde, que passou a considerar como centros de referência para esse tipo de procedimento cirúrgico somente equipamentos instalados em cidades com mais de um milhão de habitantes.

“Com isso, nós não recebemos para fazer (as cirurgias)”, explica o médico da Santa Casa. “Condições para ser centro de referência em cardiopatia congênita nós temos, todinhas.  Quem determina o centro de referência não é o Governo, é o paciente. Ele que determina, porque ele procura o serviço”.

Como as cirurgias de alta complexidade são caras, a Santa Casa não as realiza, uma vez que não recebe do Sistema Único de Saúde (SUS), justamente por não ser considerado um centro de referência.

This petition was delivered to:
  • Ministro da Saúde
    Alexandre Padilha
  • Diretor Regional de Saúde (DRS IV - Baixada Santista)
    Marco Botteon Neto
  • Coordenação-geral de Atenção Hospitalar (CGHOSP-SUS)
  • Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos

Não deixe mais Lucas morrerem started this petition with a single signature, and now has 167 supporters. Start a petition today to change something you care about.