Criação do cargo de bibliotecário no estado de Goiás

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Goiás José Eliton Júnior, viemos em nome dos graduandos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), profissionais bibliotecários, por fim atuantes da área da informação apresentar nosso objetivo que se refere à criação e valorização do cargo de Bibliotecário no Estado de Goiás. Quanto estudantes de graduação somos moldados por vários estudos e pensadores a compreender uma das grandes funções que devemos exercer como futuros profissionais que é o de armazenar, administrar e disponibilizar a informação aos nossos usuários, sendo a ponte entre a informação e este auxiliando-o na construção do conhecimento, mas nosso estado, o estado não possui este cargo e devido a este fato demos início ao referido abaixo-assinado ao qual lhe é apresentado.

O Bibliotecário trata a informação para que ela se torne acessível ao público em geral ou específico possuindo, como exemplo, mecanismos de busca como o Google, consultoria para empresas no qual um procedimento que o profissional pode realizar é a conversão de dados para informação, ou bibliotecários escolares no qual os últimos são responsáveis por atuar junto a aos administradores da escola e principalmente com os com professores realizando pesquisas com o intuito de enriquecer as aulas, auxiliar os estudantes em procedimentos técnicos como produção de projetos e pesquisas.

A Lei 12.244 de 2010 obriga que até 2020 as escolas públicas e privadas a dispor no mínimo um livro para cada aluno para cada aluno matriculado e a presença de um bibliotecário com formação superior em Biblioteconomia. A educação no Brasil porta muitas deficiências dentre elas se encontra a falta de bibliotecários nas escolas públicas. Com a criação deste cargo não só estará contribuindo com o diferencial e evolução da educação com a diminuição dos índices de baixo nível de leitura, diminuição do número de pessoas analfabetas e a desistência escolar.

Viemos por meio deste solicitar a criação do cargo de Bibliotecário no estado de Goiás, com a autorização de Vossa Excelência, se aprovado este, incentivará o engrandecimento do direito ao acesso a informação e apresentará por meio deste a valorização que o estado tem para com a população, educação, informação, o Bibliotecário e o Brasil.

Hoje: Mírian está contando com você!

Mírian Castro precisa do seu apoio na petição «Criação do Cargo de Bibliotecário no Estado de Goiás». Junte-se agora a Mírian e mais 570 apoiadores.