Permanecer o horário de funcionamento até as 16 horas em Aquiraz

Permanecer o horário de funcionamento até as 16 horas em Aquiraz

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Mateus Louis Rodrigues Cavalcante criou este abaixo-assinado para pressionar Coordenadora da Atenção Básica

Documento 01 – 2021                                                                         Fortaleza, 3 de Fevereiro de 2021

 

Comunicado do grupo de Médicos e Médicas do município de Aquiraz-Ce

 

 

            Diante da C.I Nº 33/2021 de 03 de fevereiro surgiram algumas preocupações do grupo dos médicos e médicas do município de Aquiraz. Algumas delas são:

1.            A insegurança devido ao esvaziamento das unidades de saúde no horário após às 15 horas.

        

         Infelizmente, a insegurança pública é uma realidade, e não conseguiremos fugir dela tão cedo. Sabendo disso, e, assim como falado, depois das 15 horas, o fluxo nas unidades de saúde é quase inexistente, propiciando que a criminalidade haja. Sendo assim, esse é um dos pontos mais importantes e que impactam diretamente a condição de trabalho dos(as) profissionais não só médicas, mas de todas as áreas.

         Sabidamente a carga de estresse e pressão na saúde é muito alta e, além disso, adicionar o trabalho em volta ao medo de sofrer assaltos e outras condições de pavor devido à insegurança da maioria das Unidades de Saúde torna o ambiente de trabalho demasiadamente difícil. Assim, teremos dificuldade para exercermos nossa função Médica de ajudar aos outros uma vez que nos sentiremos a todo instante tensos e preocupados.

         Vários profissionais já se sentem coagidos atualmente e já não se sentem seguros para exercer sua profissão no horário atual, sendo a extensão do horário um agravo de extrema importância e relevância para essa condição já estabelecida.

         Diante disso tudo, a mudança do panorama atual trará aumento da carga de estresse pelo medo, acarretando, consequentemente, um ambiente desfavorável à saúde da nossa população.

 

2.        A distância entre as unidades de saúde e os centros metropolitanos somada ao trânsito pela “Hora do rush”.

                       

                        A maioria das unidades de saúde estão localizadas em áreas de difícil acesso e longe dos grandes centros. Como a grande maioria dos trabalhadores moram longe das unidades de saúde (a grande parte em Fortaleza), a medida prejudica muito o retorno dos contribuidores às suas residências.

                        Juntamente à distância até os grandes centros há um outro agravante uma vez que o horário das 17:00 horas é o início de congestionamentos em vários pontos das principais rodovias, dificultando ainda mais o retorno dos profissionais.

 

 

3.        A decisão não teve diálogo com a classe e nem aviso prévio.

                       

                        Sabendo da C.I. no dia de hoje, muitos profissionais entraram em desespero, pois já tinham compromissos estabelecidos com outros serviços e comprometimentos pessoais e organizações de outras esferas devido ao horário prévio. Sabendo de todos os agravantes citados anteriormente, agora estão impossibilitados de cumprirem seus compromissos devido a impossibilidade de chegarem a tempo nos locais que previamente já tinham acordado.

                        A falta de diálogo e aviso prévio com nos profissionais provocou profunda insatisfação, e o pior, o medo de não conseguirmos cumprir com os nossos compromissos.

                         

            Diante disso, vinhemos através desse documento requisitar que o horário de funcionamento das Unidades de Saúde do município de Aquiraz permaneça do horário de 8:00 às 16:00 horas de segunda a quinta e de 8:00 as 12:00 horas às sextas feiras.

            O grupo composto por médicos e médicas do Município de Aquiraz na grande maioria das unidades consegue atender totalmente as demandas no horário atual e não ver como necessário e nem benéfico à população o aumento de horas, ademais após o horário das 15:00 horas o fluxo de pacientes é quase inexistente. Sendo assim, não será eficaz uma vez que a medida não trará atendimento ao público.

            Pedimos uma resposta formal através de oficio no prazo de 24 horas.

 

 

Gratos,

 

 

 

 

 

 

Atenciosamente,

 

 

 

 

 

 

 

 

Médicos e Médicas do Município de Aquiraz.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!