CONTRA O FECHAMENTO DO ENSINO MÉDIO, DA EJA E DO ENSINO NOTURNO NA ESCOLA CASTINAUTA!
CONTRA O FECHAMENTO DO ENSINO MÉDIO, DA EJA E DO ENSINO NOTURNO NA ESCOLA CASTINAUTA!
A importância deste abaixo-assinado
Por meio deste documento, nós, pais, estudantes, professores e membros da comunidade, manifestamos que somos CONTRA o fechamento do Ensino Médio, da EJA e do período noturno na E.E. Castinauta de Barros Mello e Albuquerque, localizada no Jardim Campineiro, na cidade de Campinas.
O fechamento do ensino noturno na escola Castinauta vai ocorrer se esta escola for integrada ao PEI (Programa de Ensino Integral). O horário de aulas do PEI é das 7:00 às 16:30 horas. Assim, mesmo que o PEI seja voltado para o Ensino Médio, somente estudantes que não trabalham conseguirão frequentar a escola. Os jovens e adultos de nossa comunidade precisam trabalhar para sustentar suas famílias, e não podem estudar em período integral, bem como não possuem recursos e nem tempo para se deslocarem para escolas distantes. O ensino noturno precisa ser mantido, para que o público estudantil de nosso território (Jardim Campineiro, Jardim São Marcos, Vila Esperança, etc.), que é um público trabalhador, seja atendido satisfatoriamente.
Se o Ensino Médio noturno e a EJA forem fechados, muitos estudantes serão privados da oportunidade de concluir seus estudos. O trabalho das OSCs no território, que é de extrema relevância no combate à violência e à negligência sofridos pelas crianças, adolescentes e jovens do território, também ficará prejudicado caso a escola Castinauta se transforme em PEI.
Pelos motivos apontados acima nos declaramos, aqui, CONTRA O FECHAMENTO DO ENSINO NOTURNO NA ESCOLA CASTINAUTA DE BARROS MELLO E ALBUQUERQUE. E se for necessário não implementar o PEI para o Ensino Médio noturno, e o ensino médio vespertino (da tarde) continuarem funcionando, então nos declaramos contra a implementação do PEI na escola mencionada.
Exigimos, ainda, que a comunidade do território atendido pela escola Castinauta seja conscientizada, em massa, sobre os pontos positivos e negativos do PEI, e possa, desse modo, participar, junto ao Conselho de Escola, na decisão sobre a implementação ou não desse programa na Escola Castinauta de Barros Mello e Albuquerque.