Apoie a Indicação de título Dr. Honoris Causa ao Oliveira Silveira

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!

GT Relações Étnico-Raciais na Letras criou este abaixo-assinado para pressionar Conselho Universitário da UFRGS

MANIFESTO DE APOIO A INDICAÇÃO DE TÍTULO

Militantes do Movimento Negro querem que a UFRGS conceda título de Doutor Honoris Causa ao escritor, pesquisador e poeta, Oliveira Silveira

A poesia de Oliveira Silveira faz uma radiografia da sociedade brasileira do século XX, e a situação do negro nessa sociedade. Busca, nas suas origens, o resgate de uma história de luta contra as injustiças, o preconceito e o racismo. A partir de dezenas de produções sobre o autor, foi refletida a necessidade da indicação do título, dada sua importância.

A literatura sofre, ao longo do tempo, a sua divulgação, se não inédita, perde-se nas prateleiras da vida, circulada por muitas vezes de forma restrita, em  pequenas edições ou suportes alternativos. Existe um apagamento com os modos e condições de existência dos afro-brasileiros, africanos, indígenas e quilombolas, em função do processo de miscigenação  branqueadora que perpassa a trajetória desta população. Portanto, é fundamental que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul conceda o título ao Oliveira Silveira, como forma de iniciar um processo de reparação histórica que pessoas negras, indígenas e quilombolas sofrem com o epistemícidio.

Em face do exposto acima, iremos submeter na próxima quarta-feira (25) a pauta ao Conselho Universitário a presente indicação de concessão do título de Doutor Honoris Causa a Oliveira Ferreira da Silveira. Tal gesto terá grande simbolismo e confirmará publicamente a vocação plural e antirracista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e seu compromisso com a sociedade gaúcha e brasileira como um todo.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!