MANIFESTO EM DEFESA DA VIDA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

No último dia 14 de junho 2017, o biólogo LÚCIO JOSÉ DA SILVA FREIRE JUNIOR, CRBio nº 46.675/08-D foi vítima de um acidente fatal em pleno exercício profissional. Desempenhava a função de responsável pelo acompanhamento de uma das frentes de resgate do meio biótico na implantação de parque eólico da empresa Enel Green Power, localizado no município de Morro do Chapéu, Estado da Bahia. Com apenas 35 anos de idade, Lúcio teve a vida ceifada ao ser atingido por uma escavadeira que então ali operava.

É imprescindível que haja uma rigorosa investigação do ocorrido, com máxima amplitude e transparência, inclusive para averiguar a hipótese de existirem pressões para acelerar o avanço das obras de implantação do projeto.

Cabe registrar que a consternação diante do trágico falecimento é agravada pelo fato de que nenhuma notícia foi veiculada na mídia! Além disso, decorridos já 30 (trinta) dias da morte brutal deste valoroso biólogo, nenhum esclarecimento foi prestado, à família e à sociedade, acerca das circunstâncias do ocorrido, o que reforça a exigência de investigação rigorosa.

A preservação da vida dos biólogos e de todos os trabalhadores nas frentes de resgate do meio biótico depende da estrita observância das normas de segurança do trabalho. Por isso, a urgente investigação da ocorrência que vitimou Lúcio é um dever dos órgãos públicos relacionados e deve ser objeto de cobrança e de acompanhamento, sobretudo por parte desta mesma cidadania vigilante.

Por todas estas razões, os cidadãos trabalhadores das mais diversas áreas de conhecimento abaixo-assinados conclamam Vossas Senhorias a zelarem pela ampla e rigorosa investigação do ocorrido! Pois urge evitar que outros profissionais venham a tornar-se vítimas de tragédias semelhantes. O trabalho de biólogos e equipes de meio ambiente, sempre realizado em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, em ações de pesquisa, licenciamento e implantação de empreendimentos Brasil afora merece respeito e apreço!

Salvador, 14 de julho de 2017.
[Participe desta iniciativa cidadã. Assine e divulgue este manifesto, Unidos somos fortes.]

Hoje: CARLOS ERNESTO está contando com você!

CARLOS ERNESTO ANDRADE RAMOS precisa do seu apoio na petição «CONSELHO REGIONAL DE BIOLOGIA DA 8ª REGIÃO (CRBio 08): MANIFESTO EM DEFESA DA VIDA». Junte-se agora a CARLOS ERNESTO e mais 1.654 apoiadores.