Novas diretrizes curriculares da graduação em Fisioterapia

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Aos Ilustríssimos Senhores Conselheiros da Mesa Diretora do Conselho Nacional (CNS) de Saúde

Assunto: Novas Diretrizes Curriculares da Graduação em Fisioterapia

Tendo em vista que o Conselho Nacional de Saúde e suas comissões permanentes são entes que promovem e contribuem para o elo entre os agentes dos diversos setores, exercendo a função de controle social por meio de diversas ações que envolvem a saúde e que, no último dia 22 de junho (2017) foram analisadas e discutidas as Diretrizes Curriculares das graduações em Fisioterapia, nós, abaixo-assinados, solicitamos a inclusão dos seguintes tópicos nas diretrizes curriculares da graduação Fisioterapia:

- Percentual máximo de 5% da carga horária de EAD, a ser incluído nos itens que tratam do tema, no artigo 9° da minuta atual;

- Exclusão da figura do "profissional do serviço" para supervisão da prática clínica superisionada (estágio acadêmico), sendo essas atividades consideradas disciplinas profissionalizantes do curso, sendo, portanto, supervisionadas exclusivamente por docentes.

Inclusão das Práticas Integrativas e Complementares, incluindo nominalmente a Acupuntura, Osteopatia e Quiropraxia,  por serem áreas de especialização do fisioterapeuta;

- Inclusão da consideração do 'modelo biopsicossocial e espiritual' da Organização Mundial da Saúde, bem como, da Família de Classificações Internacionais da OMS, nominalmente da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF;

- Definição do conceito de Saúde de acordo com as publicações atualizadas da Organização Mundial da Saúde;

- Retomar a redação do artigo 5° das diretrizes de 2002 para o artigo 5° da atual minuta, de forma a manter a incorporação do ensino dos exames complementares em Fisioterapia.

Isto posto, solicitamos que o nobre conselho do CNS leve em consideração no texto final das novas diretrizes o conteúdo das contribuições da consulta pública da Abenfisio - Coffito acrescidas das sugestões feitas na presente petição, que em muito enriquecerão o documento.

Para consultar as contribuições da consulta pública da Abenfisio - Coffito e comparar as mudanças propostas com as atuais diretrizes acesse: http://abenfisio.com.br/as-diretrizes-curriculares-nacionais-para-os-cursos-de-fisioterapia-um-tecer-de-muitas-maos/

Hoje: FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DO ABCDMRR está contando com você!

FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DO ABCDMRR precisa do seu apoio na petição «Conselho Nacional de Saúde: Novas diretrizes curriculares da graduação em Fisioterapia». Junte-se agora a FÓRUM POPULAR DE SAÚDE DO ABCDMRR e mais 1.148 apoiadores.