Salve o Ibirapuera exigindo um plano diretor e governança antes da concessão

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Você se importa com o futuro do Ibirapuera? Assine este abaixo-assinado se você acredita que o controle do parque deve permancer nas mãos do cidadão. Para isto, o parque precisa do Plano Diretor e de uma boa e séria governança para sustentar qualquer edital de concessão do parque.

Apõs pressão da população, sociedade civil e reflexão de representantes da prefeitura, o Conselho Gestor do Parque Ibirapuera deliberou dentro da lei 15910/13 que antes de conceder o parque é necessário fazer o plano diretor. A prefeitura via Secretaria de Desestatização reduziu a velocidade, parou para refletir, mas ainda não se posicionou formalmente sobre o assunto. A Secretaria do Verde e o CADES precisam se manifestar.

A regulação da governança de um parque concessionado vem antes da concessão e o Plano Diretor vem antes de tudo. Assim fazem TODOS os parques e prefeituras mundo afora fazem. Por que? Porque sem Plano Diretor / Master Plan e a governança estabelecida, o municipio e as pessoas perdem contratualmente o controle futuro parque. Isto é inaceitável.

Apesar da média dos brasileiros não ligar - ou não ter tempo para entender e participar, contamos com você que sabe a diferença entre uma concessão boa e uma concessão ruim para os parques.

Queremos uma concessão boa, onde o interesse dos usuários prevaleçam, e não uma ruim, onde nós frequentadores perdemos o controle com contratos engessados. Não é à toa que nem americanos, ingleses, franceses, alemães, ou seja qual for a sociedade que você pesquisar, cogitaram passar o controle dos seus parques urbanos ícones para a exploração comercial.

Claro, nos parques de todos estes países, há empresas profissionais gerindo restaurantes e serviços, gerando lucro para seu concessionário, mas NUNCA alterando o parque para gerar mais lucro. Passar o controle por 35 anos seja para lá quem for que possa colocar o lucro e suas próprias idéias acima do interesse da sociedade é inaceitável.

Acreditamos na concessão, mas, antes de arriscar modelo que for e licitar, precisamos do PLANO DIRETOR e da GOVERNANÇA dos parques DEFINIDOS. É o básico, senão a pressa se torna irresponsabilidade e teremos o risco de uma má concessão.

Hoje: Parque Ibirapuera Conservação está contando com você!

Parque Ibirapuera Conservação precisa do seu apoio na petição «Conselho do Parque: Salve o Ibirapuera exigindo um plano diretor e governança antes da concessão». Junte-se agora a Parque Ibirapuera Conservação e mais 982 apoiadores.