Pela autonomia Discente no PPED/IE-UFRJ
Pela autonomia Discente no PPED/IE-UFRJ
Este abaixo-assinado tem como objetivo recorrer da decisão tomada pela Coordenação do PPED da UFRJ, que impediu a aluna Bianca Corrêa de cursas mais do que 5 disciplinas. Além de não ser uma decisão balizada no regulamento próprio do programa, o impedimento prejudica a autonomia do estudante, um indivíduo adulto, no gozo de seus direitos e capaz de assumir as suas próprias responsabilidades
Dado que a oferta de disciplinas do PPED é feita penas uma vez ao ano – exatamente o prazo que o mestrando possui para cumprimento dos créditos - a proibição de cursá-las implica automaticamente no total impedimento de ter acesso às aulas e aos professores essenciais para a formação do pesquisador.
Além disso, a organização e independência são atributos desejáveis para qualquer pesquisador. Portanto, nesta situação, a proibição se mostra um incentivo contrário à formação de novos pesquisadores, especialmente em tempos tão adversos que enfrentamos, no qual se faz necessário mais do que nunca se adaptar às mudanças a fim de proteger a comunidade acadêmica dos férreos ataques a que vem sido submetida.