Contra a cobrança nos cursos de pós-graduação na UFSM

Contra a cobrança nos cursos de pós-graduação na UFSM
A importância deste abaixo-assinado

O caráter público e gratuito do ensino na UFSM está sob ataque! Existem planos de cobrar por cursos de especialização eventuais na instituição, e nós — entidades sindicais e de representação estudantil da UFSM — precisamos de sua ajuda para barrar isso.
Cursos de especialização, também conhecidos como cursos de pós-graduação lato sensu, são uma forma importante de formação e atualização profissional. São uma maneira excelente da universidade responder a demandas formativas pontuais da sociedade.
Justamente por serem tão importantes, acreditamos que é do caráter e da função da universidade pública oferecer tais cursos gratuitamente. Todas e todos devem ter acesso, independente de condição financeira.
A proposta chega durante uma das piores crises dos últimos tempos, com a população lidando com pobreza e desemprego. Ofertar cursos pagos em tais condições é colocar a universidade mais uma vez à disposição das elites, e não da população. Vai contra nossos desejos por uma universidade inclusiva.
A cobrança também pode causar a oferta de cursos visando apenas seu potencial de arrecadação. Diminui a autonomia universitária, pois falsas demandas da moda, sem reflexão sobre a importância e função social de um curso, incentivam uma oferta mercadológica. Por enquanto, a proposta se resume a cursos lato sensu eventuais, mas abre as portas para que se paute também a cobrança em outros cursos, até mesmo de graduação. Vem também na esteira de outras medidas preocupantes, como a diminuição de vagas, e privatizantes, como a venda de serviços.
Defendemos que o ensino público deve respeitar as demandas da sociedade e a autonomia universitária, para isso deve ser estratégico, criterioso e custeado por verbas públicas.
A pauta surgiu no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM no dia 22/10, ocasião em que pedimos vistas do processo com a intenção de impedir a cobrança por tais cursos. A próxima reunião do CEPE está marcada para o dia 19/11, quando as conselheiras e conselheiros ouvirão e votarão em nosso parecer.
Precisamos sensibilizá-los para que juntas e juntos defendamos a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Por isso, pedimos sua assinatura.
Atenciosamente,
- Associação de Pós-graduandas/os da UFSM (APG-UFSM)
- Associação das e dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (ASSUFSM)
- Diretório Central das e dos Estudantes da UFSM (DCE-UFSM)
- Seção Sindical de Docentes da UFSM (SEDUFSM)
- Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior (ATENS)