INCORPORAÇÃO DE BIOLÓGICO PARA TRATAMENTO DO LÚPUS

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

MANIFESTO PELA INCORPORAÇÃO DE BIOLÓGICO NO SUS PARA TRATAMENTO DO LÚPUS

Este é um momento de grande importância para os pacientes com LÚPUS no Brasil. Precisamos da sua ajuda para mudar esse cenário garantindo o direito dos pacientes no acesso ao ÚNICO MEDICAMENTO biológico aprovado para essa doença!

O QUE É O LÚPUS?

O LÚPUS é uma doença grave, rara e com uma taxa de mortalidade cinco vezes maior que a da população geral. Ele atinge principalmente as mulheres e acontece por causa de um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes. Nesses pacientes, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio corpo e passa a atacar pele, articulações, coração, pulmão, rins e cérebro, entre outros.

O LÚPUS é relativamente leve em algumas pessoas, mas potencialmente letal em outras. Além de afetar a saúde das pessoas, também afeta a auto-estima, a qualidade de vida e até mesmo a vida financeira dos pacientes, já que muitos têm que deixar de trabalhar. O LÚPUS pode levar a depressão, ao isolamento e distanciamento! Em muitos casos, também leva as mulheres a terem abortos sucessivos e dificuldade de levar uma gravidez, o que é devastador!

PORQUE PRECISAMOS DA SUA AJUDA?

Infelizmente, ainda não existe cura para o LÚPUS, mas os tratamentos podem ajudar a melhorar a vida desses pacientes. O problema é que o Brasil ainda está muito atrasado e os medicamentos atualmente disponíveis no SUS não controlam totalmente a doença. Por isso, uma parte dos pacientes continuam a ter muitos problemas, podendo inclusive ir a óbito.

A CONITEC – Comissão de Incorporação de Tecnologias, do Ministério da Saúde, abriu no dia 22 de setembro de 2017 publicou a consulta pública nº 49/2017 recomendando   inicialmente a NÃO INCLUSÃO no SUS do Belimumabe ( Benlysta) para pacientes com lúpus eritematoso sistêmico não responderam a terapia padrão prevista no PCDT – Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas.

Esse é o único medicamento biológico aprovado para o LÚPUS. Isso é um absurdo, pois esse medicamento ajuda a controlar a doença, melhora as manifestações clínicas, diminui o problema de danos nos órgãos e o mais importante: possibilita que os pacientes com LÚPUS tenham uma vida normal!

Por isso, é fundamental a sua ajuda. Assine esse MANIFESTO e junte-se à nossa luta!

Quem pode assinar?

Pacientes, amigos e familiares, profissionais da saúde, associações de pacientes e toda sociedade civil.

Lauda Santos - Diretora executiva da AMAVI

e-mail: lauda.santos@amaviraras.com

Telefone (61) 98201-3885

Hoje: Lauda está contando com você!

Lauda Santos precisa do seu apoio na petição «CONITEC - COMISSÃO DE INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: INCORPORAÇÃO DE BIOLÓGICO PARA TRATAMENTO DO LÚPUS». Junte-se agora a Lauda e mais 774 apoiadores.