Contra os cortes na educação e pesquisa

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

O governo tem feito cortes frequentes no investimento destinado à educação e à pesquisa brasileira, ao longo de 2019. O orçamento proposto para o Ministério da Educação em 2020 é ainda menor que o deste ano. Universidades e Institutos Federais já anunciaram que não conseguirão honrar seus compromissos, correndo o risco de fecharem suas portas ainda esse ano. Milhares de bolsas de pesquisa foram cortadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as maiores instituições nacionais responsáveis pelo financiamento da ciência e da tecnologia brasileira, e que agora correm o risco de serem extintas.

Sem o devido investimento em educação e pesquisa, não há desenvolvimento socioeconômico, não há melhoria da saúde, da infraestrutura, da indústria, da construção civil, da agricultura, do meio ambiente, não há compreensão de como funciona a sociedade e quais as demandas necessárias para melhorar nossas condições de vida.

Todos, cidadãs e cidadãos brasileiros, precisamos juntar esforços e pressionar o governo e os parlamentares para barrar esses cortes e restaurar os orçamentos das Universidades, Institutos e Agências nacionais de educação e pesquisa. Vamos enviar esse abaixo-assinado ao Congresso Nacional e exigir que o governo recupere os investimentos em educação, ciência e tecnologia.

Por um Brasil soberano e uma educação pública de qualidade, pela reversão do corte das bolsas CAPES e CNPq e recomposição dos orçamentos destinados às Universidades e Institutos Educacionais e de Pesquisa, para garantir o pleno funcionamento dessas instituições, assinamos a presente petição!

#BolsaCapes

#EducaçãoPúblicaDeQualidade