Petition update

Apoio às academias de esgrima durante a pandemia recebe 500 assinaturas!

Comissão de Atletas da CBE
Porto Alegre, Brazil

Jun 25, 2020 — Caros atletas,

A petição “Apoio às academias de esgrima durante a pandemia” recebeu mais de 500 assinaturas, o que é muito significativo para o Universo da esgrima brasileira. Este envolvimento demonstra que a causa levantada pela Comissão de Atletas é relevante e merece ser debatida nos órgãos deliberativos da CBE.

A CBE se manifestou no dia seguinte à publicação da petição, por meio do ofício N°2020.176 “Quitação de Glosa – Abaixo Assinado - Esclarecimentos”. No ofício foram apresentadas as justificativas da CBE quanto ao uso dos recursos disponibilizados pelo COB para quitação de dívida gerada em processo licitatório fraudulento em 2012 com a Secretaria Nacional do Esporte, mesmo que tal despesa não se relacionasse diretamente com a pandemia COVID-19. Na mesma oportunidade a CBE declara que tinha autorização prévia do Conselho de Administração e da Assembleia Geral para o pagamento desta dívida, restando necessário que estes órgãos se pronunciem sobre o tema.

Em reportagem do dia 22 de junho sobre o assunto, é apontado que a não quitação da dívida neste momento não proibiria a CBE de receber os repasses da Lei Agnelo Piva (LAP), bem como que haveria espaço para novos recursos ou parcelamento da dívida. Com base nas informações colhidas, a comissão de atletas entende que o assunto deveria ser revisto, permitindo a CBE auxiliasse as academias e salas de esgrima, que em sua quase totalidade estão fechadas a mais de 3 meses. Conforme declarado em ofício da CBE, não houve qualquer impacto no seu orçamento devido a pandemia, afirmação que reforça a posição da comissão e dos mais de 500 signatários da petição. Considerando, que a CBE se posicionou sobre a disponibilidade de um fundo de reserva, também intocado, assim como o orçamento da CBE, há possibilidade de apoio às entidades de prática desportiva que são braço fundamental para a existência do esporte no Brasil.

Nós da Comissão de Atletas agradecemos a participação da comunidade neste importante debate, reiterando que isto é fundamental


Keep fighting for people power!

Politicians and rich CEOs shouldn't make all the decisions. Today we ask you to help keep Change.org free and independent. Our job as a public benefit company is to help petitions like this one fight back and get heard. If everyone who saw this chipped in monthly we'd secure Change.org's future today. Help us hold the powerful to account. Can you spare a minute to become a member today?

I'll power Change with $5 monthlyPayment method

Discussion

Please enter a comment.

We were unable to post your comment. Please try again.