Preservação do sítio histórico-ambiental da Vila Industrial de Campinas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

A Vila Industrial de Campinas é um dos bairros mais preservados em termos de memória coletiva da cidade de Campinas. Surgiu como um bairro operário das Companhias de Estrada de Ferro da Paulista e da Mogiana no final do século XIX. Atualmente o bairro está sendo descaracterizado por intervenções urbanas remodeladoras, novas construções com gabaritos de altura que desfiguram  o conjunto urbano e a área envoltória de bens tombados e também invasões em casas abandonadas. Desta forma, solicitamos o tombamento do conjunto arquitetônico e urbano caracterizado como “sítio histórico” Incluindo os paralelepípedos, traçado urbano, vegetação de época e definição de limites de gabarito de altura. O pedido de tombamento se faz necessário para evitar a eminente descaracterização histórica do bairro, preservando conjuntos de casas que formam na sua totalidade um ambiente histórico independente de seu valor individual, assim como problemas ambientais causados pelo asfaltamento de áreas permeáveis de paralelepípedos e ainda a retirada de árvores antigas. O conceito de paisagem histórica ou patrimônio ambiental urbano já foi aplicado em várias cidades e tem sido muito discutido nos meios acadêmicos como um conceito inovador e importante em áreas urbanas.