CONCESSÃO DO ANTIGO MUSEU PARA A COMUNIDADE CULTURAL DE BRAZLÂNDIA

CONCESSÃO DO ANTIGO MUSEU PARA A COMUNIDADE CULTURAL DE BRAZLÂNDIA
A importância deste abaixo-assinado

ABAIXO-ASSINADO
Ao Sr. Marcelo Gonçalves da Cunha, Administrador Regional de Brazlândia
O Conselho de Cultura juntamente com artistas e agentes culturais de Brazlândia reivindicam a esta administração a concessão de parte do antigo Museu do Lago, que hoje está sendo ocupado pela Casa do Turismo e pelo Instituto Bombeiro de Responsabilidade Social (IBRES), para abrigar a sede do Conselho de Cultura, bem como para o desenvolvimento de ações em áreas afins. Acreditamos que a permanência da Casa do Turismo se afiniza com as ações que são executadas pelo Conselho e pela comunidade cultural, porém o uso do espaço pelo IBRES descaracteriza a função social desde local que foi usado durante anos para abrigar a memória e a cultura de nossa cidade.
Nos últimos anos a administração da cidade tem entregado a gestão de diversos espaços públicos com vocação cultural para o IBRES, sem que houvesse qualquer debate com a comunidade cultural da cidade para a ocupação de locais como o Museu do Lago e o Balneário. A ausência de diálogo com representantes da cultura vem preocupando a população da cidade, pois esta é a maior interessada no desenvolvimento de ações que proporcionem oportunidades de aprendizado, fruição e lazer em uma região que não possui nenhum aparato cultural como museus, galerias, teatros, cinemas, etc.
O fortalecimento da cultura e de seus agentes se faz necessário, por parte desta administração, também como forma de demonstrar apoio e crença em uma sociedade democrática de direito.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento assinado por todos os cidadãos que compreendem a importância do desenvolvimento e defesa da Arte e da Cultura em Brazlândia.
Brazlândia, 05 de agosto de 2022.