Nova Votação - Discurso em Homenagem aos Bolsistas na Colação Festiva

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

No dia 27 de outubro foi divulgado o resultado das votações organizadas pela Comissão de Formatura Direito PUC-SP 2018 - C18, para a escolha dos textos a serem lidos na colação de grau festiva que se realizará no dia 20 de Fevereiro de 2019.

Para a surpresa de muitos, viu-se que a votação para a escolha do discurso de homenagem aos bolsistas tinha sido aberta e que o discurso eleito tinha sido escolhido tanto pelo voto daqueles que se identificaram como bolsistas quanto pelo voto dos formandos aderidos não bolsistas.

No total, 221 alunos votaram nos textos propostos para homenagem aos bolsistas. Dentre esses, somente 35 votos eram de formandos bolsistas. O discurso do bolsista vencedor teve 68 votos, ou seja, quase o dobro do número de bolsistas. Isso significa que ainda que todos os 35 bolsistas votassem em um único discurso, que lhes diz respeito, esses votos seriam diluídos ante os 186 votos de formandos não-bolsistas votantes.

Muitas foram as contestações quanto à forma de votação empreendida, mas, mesmo após diversas tentativas de diálogo, a C18 se mostrou irredutível quanto à decisão de manter a votação aberta já realizada para a escolha do melhor discurso de homenagem aos bolsistas.

Diante desse cenário, pedimos a colaboração de você, FORMANDO ADERIDO, que não se importa em não participar da votação para a escolha do melhor discurso em homenagem aos bolsista por reconhecer que só cabe a quem faz parte desse grupo definir qual fala representa mais a sua realidade.

Este documento apresenta, portanto, os seguintes termos:

[ABAIXO- ASSINADO: DISCURSO DE HOMENAGEM AOS BOLSISTAS NA COLAÇÃO FESTIVA DE 20/02/19]

À Comissão Direito PUC-SP 2018,

Ao Sr. Presidente Pedro Prioste,

Por entendermos que o discurso dos bolsistas serve para dar visibilidade a uma minoria existente na universidade;

Por entendermos que o lugar de fala dos bolsistas não deve ser usurpado e deve ser utilizado por aqueles que fazem parte desse grupo;

Por entendermos que não cabe a quem não viveu as experiências contadas no discurso dos bolsistas escolher o texto que melhor retrata a realidade daqueles que integram aquele grupo;

Por entendermos que não cabe a quem não figura na qualidade de bolsista escolher aquilo que os bolsistas querem dizer;

Nós, formandos aderidos do curso de Direito da PUC-SP 2018, vimos por meio deste ato, prestar apoio à reivindicação Movimento de Formandos Bolsistas, no que se refere à forma de votação do discurso de homenagem aos bolsistas a ser lido na colação de grau festiva que se realizará no dia 20 de Fevereiro de 2019.

Manifestamos nossa concordância com a proposta da realização de uma nova votação para a escolha desse discurso, de modo a abrir espaço para votação apenas aos bolsistas, aderidos ou não, excluídos dessa votação, portanto, os aderidos não bolsistas.

Hoje: M está contando com você!

M . precisa do seu apoio na petição «comissaodireitopucsp2018@gmail.com: Nova votação - Discurso em Homenagem aos Bolsistas na Colação Festiva». Junte-se agora a M e mais 163 apoiadores.