Petition Closed

Posição pública relativa ao vídeo do portal de eventos “Vai Bater!”

Num vídeo do anúncio publicitário de uma plataforma de eventos chamada “Vai Bater” - http://www.youtube.com/watch?v=KUggGdFAhUM - um casal, (Mónica Sofia e Rubim Fonseca), está numa cama, numa situação aparentemente romântica.

Mónica aproxima-se de Rubim e tenta chamar-lhe à atenção com beijos e carinho. Este começa por ignorá-la, até que se vira para Mónica e a agride com uma cabeçada tal que ela desmaia. Esta cena de agressão é repetida três vezes. Depois, Rubim prepara-se para sair para "a noite", como se nada se tivesse passado.

A divulgação de um anúncio publicitário que se baseia na violência doméstica e de género é gravíssima. Em Portugal persiste o drama da violência doméstica, só em 2011 houve 14508 queixas de violência doméstica à PSP / GNR. Dezenas de mulheres foram mortas como resultado desta violência. Isto, para além dos muitos mais casos não conhecidos, as vitimas silenciosas.

É inadmissível que a violência sirva para promover e publicitar qualquer bem ou serviço. Assim, pretendemos que a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género tome uma posição politica e pública sobre o anúncio em causa, rejeitando práticas publicitárias deste tipo, e contribuindo assim para uma sociedade menos violenta, mais justa e igualitária.

_______

Carta da UMAR à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género: https://www.facebook.com/notes/umar-uni%C3%A3o-de-mulheres-alternativa-e-resposta/carta-de-den%C3%BAncia-de-um-an%C3%BAncio-publicit%C3%A1rio-vai-bater-wwwvaibaterpt/10150849120048616

This petition was delivered to:
  • Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Paula Antunes started this petition with a single signature, and now has 116 supporters. Start a petition today to change something you care about.