SELO POSTAL COMEMORATIVO CENTENÁRIO PAULO FREIRE - Patrono da Educação Brasileira

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Heitor Fernandes Filho criou este abaixo-assinado para pressionar Comissão Filatélica Nacional - CFN

SELO POSTAL COMEMORATIVO CENTENÁRIO PAULO FREIRE

Em 19 de setembro de 2021 se comemorará 100 anos do nascimento de Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira.

Neste sentido, estamos propondo que seja eleito como motivo de Selo Postal Comemorativo do Centenário Paulo Freire, nos termos da Portaria nº 3063/2018/SEI-MCTIC, de 12 de junho de 2018, que estabelece os critérios e os procedimentos para a elaboração do Programa Selos Postais – PSP, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.

Motivos:

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do SENADO FEDERAL rejeitou, em 05/09/2019, a sugestão popular (SUG 27/2019) que pretendia revogar a lei 12.612, de 2012, que declara o educador Paulo Freire como patrono da educação brasileira. (Fonte: Agência Senado)

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Trata-se da terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo, à frente de clássicos como Vigiar e Punir de Michel Foucault e O Capital de Karl Marx.

Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.[7] Segundo uma pesquisa envolvendo três estados brasileiros, Paulo Freire é o nome de escola mais comum.

PARTICIPE: As Propostas de Selos para 2021 poderão ser feitas até 30/11/2019, por meio do link

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!