Contra a nomeação de Marcelo Crivella como embaixador na África do Sul.

Contra a nomeação de Marcelo Crivella como embaixador na África do Sul.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!
Com 50.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!
Rodrigo da Silva Landim criou este abaixo-assinado para pressionar Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

O Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro, enviou uma carta ao governo da África do Sul sugerindo o nome do ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Sr. Marcelo Crivella, como futuro embaixador no país, conforme noticiado pelo Correio Braziliense.

Esta decisão é problemática para a diplomacia brasileira, posto que o ex-prefeito foi preso por corrupção, ativa e passiva, em dezembro de 2020 sob acusações de lavagem de dinheiro e comando de organização criminosa.

Além disto, o ex-prefeito é sobrinho de Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e da emissora Record de televisão. O bispo possui representações de sua igreja em Angola, cujos representantes foram acusados de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa - segundo matéria da Folha de São Paulo.

A nomeação de Crivella é vista como forma de recuperar a influência da Igreja Universal no continente, o que pode prejudicar a longa tradição diplomática brasileira pautada no pragmatismo e juridicismo, já que pode-se considerar a tentativa brasileira como uma interferência aos desígnios religiosos e políticos dos países africanos, ferindo sua soberania. Além disto, prejudicaria a ilibada imagem da diplomacia brasileira ao atrelá-la ao crime de colarinho branco e à corrupção.

Isto posto, este abaixo assinado clama aos Senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional pela rejeição à nomeação do Sr. Marcelo Crivella como embaixador do Brasil na África do Sul. 

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!
Com 50.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!