AJUDE-NOS A CONSEGUIR O TOMBAMENTO DOS PRÉDIOS HISTÓRICOS DA ANTIGA COLÔNIA ANTÔNIO JUSTA.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Não permita que os bens materiais (conjunto arquitetônico e documental) que guardam as marcas da história da Hanseníase e das colônias de isolamento no estado sejam apagadas por desinteresse do poder público. A história deve ser preservada para que os erros do passado não se repitam no futuro.

A Colônia Antônio Justa, localizada em Maracanaú/Ce, foi inaugurada em dezembro de 1942 como parte de uma política pública de saúde que isolava compulsoriamente pessoas diagnosticadas com hanseníase. Essa violência foi cometida pelo Estado Brasileiro de 1930 até cerca de 1986 e atingiu milhares de pessoas em todo o território nacional. Em Maracanaú o território da Colônia Antônio justa, ao longo dos anos, passou por transformações dando lugar ao Bairro Antônio Justa. Um bairro com perfil de periferia e que oferece condições precárias aos seus moradores. Ao mesmo tempo em que a especulação imobiliária tem avançado produzindo um apagamento da memória local, sobretudo através de intervenções nas edificações históricas e na comunidade.

Diante disso, nós, abaixo-assinados, moradores do Bairro Antônio Justa e pessoas a ele ligadas, preocupados(as) com a fragilidade em que se encontram os bens culturais que constituem parte importante da memória do Bairro e que são fundamentais para uma perspectiva histórica a respeito da sua fundação, bem como para a construção de uma identidade local, solicitamos junto ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio (COEPA) o pronto atendimento ao pedido de abertura do processo de tombamento apresentado junto a este documento, a fim de garantir a preservação da história da Colônia Antônio Justa, em Maracanaú/CE e de seus ex-pacientes.

Hoje: Coletivo Antônio Justa Presente está contando com você!

Coletivo Antônio Justa Presente precisa do seu apoio na petição «COLETIVO ANTÔNIO JUSTA PRESENTE: AJUDE A CONSEGUIR O TOMBAMENTO DOS PRÉDIOS HISTÓRICOS DA ANTIGA COLÔNIA ANTÔNIO JUSTA.». Junte-se agora a Coletivo Antônio Justa Presente e mais 511 apoiadores.