Limite para o peso da mochila escolar

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Nós, abaixo-assinados, pais e responsáveis pelos alunos do Colégio Santo Agostinho Novo Leblon, solicitamos por meio deste que sejam tomadas medidas para evitar o excesso de peso das mochilas dos alunos.

Crianças, cujos corpos ainda estão em formação, chegam a carregar entre 8kg e 10kg - algumas precisam subir três andares com essa mochila nas costas. Tal peso foi registrado por mães de alunos do 4o ano. Em determinado dia, somente livros, cadernos e pastas solicitados pelos professores do 4o ano, sem contar a mochila, estojo e lancheira, somavam 6kg.  O problema se estende por todos os anos escolares.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOP) é não exceder o peso da mochila em 10% a 20% do peso corporal da criança.

Em 2013, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou um projeto de lei que limita o peso de mochilas e exige armários em escolas públicas e particulares. Pela proposta, os estudantes não poderiam carregar mochilas mais pesadas do que 15% que o seu peso corporal. Uma criança que tenha o peso de 25kg, por exemplo, não poderia carregar mais de 3,7kg na mochila.

O texto foi baseado nas recomendações da SBOP. Contudo, a lei nunca foi aplicada já que não há fiscalização. Isso não impede que as escolas tenham a iniciativa de limitar o peso das mochilas. Afinal, carregar nas costas, diariamente, uma quantidade de material escolar que chega a 30% do peso de alguns estudantes poderá deixar sequelas até a vida adulta.

Assim propomos:

- a instalação de mais lockers no CSANL

- o uso de livros virtuais

- a orientação dos professores para a utilização dos recursos virtuais disponibilizados pelos editoras

- incentivar a comunicação entre os professores para que não solicitem aos alunos carregarem livros e cadernos das respectivas matérias no mesmo dia

- solicitar aos professores que orientem os alunos, em especial os menores, qual material poderá ficar na escola

- indicar na agenda a data que livros e cadernos que estão em casa deverão voltar para a sala de aula

Na certeza de que o CSANL tomará providências para o bem-estar de seus alunos, encaminhamos este abaixo-assinado à direção.

Hoje: Adriana está contando com você!

Adriana Stock precisa do seu apoio na petição «Colégio Santo Agostinho Novo Leblon: Limite para o peso da mochila escolar». Junte-se agora a Adriana e mais 341 apoiadores.