Abaixo-assinado encerrado

A favor da ciclovia em frente ao Colégio Madre Cabrini

Este abaixo-assinado conseguiu 343 apoiadores!

O colégio Madre Cabrini, na Vila Mariana, conseguiu na justiça um mandado pedindo a retirada da ciclovia que passa em frente à instituição de ensino. Os motivos para a retirada da ciclovia, de acordo com o texto do documento, são totalmente descabidos.

O primeiro a ser citado é que não houve consulta aos moradores do local. Ora, quando se sinaliza uma nova faixa em uma avenida, quando se alteram as regras de estacionamento ou quando se pinta uma faixa de pedestres também não há comunicação aos moradores, por um motivo muito simples: o espaço viário é público, não dos moradores.

O texto também usa como motivo para a retirada o fato de existirem, nessa rua, quatro colégios, duas clínicas e um hospital, sem entretanto citar quais destes estão de fato no mesmo lado da via em que foi sinalizada a área para bicicletas. Ora, a presença da ciclovia não impede a entrada dos automóveis nesses locais. Apenas facilita a chegada de pessoas que querem ir para escola, para o trabalho de bicicleta com mais segurança.

E a presença de colégios deveria ser um motivo para ter uma ciclovia, que protege a integridade e a vida das crianças e adolescentes que se desloquem de bicicleta para essas instituições. Essa reclamação, portanto, esconde o verdadeiro incômodo: a retirada de áreas de estacionamento, justificadas geralmente como de “embarque e desembarque”.

O colégio ao ser questionado nas redes sociais por cicloativistas sobre o caso teve uma atitude inadmissível, excluiu e baniu todos que argumentavam de maneira contrária a opinião deles. O colégio não pode transformar a rua que é um espaço público em um estacionameno.

Chega de informação incorreta. Ciclovias garantem uma cidade mais democrática. Se você também quer viver uma São Paulo com menos trânsito, mais qualidade de vida e com mais segurança para os ciclistas e para a cidade, assine a petição!

Por isso precisamos da sua ajuda para mobilizar o maior número de pessoas. Vamos pedir a manutenção da ciclovia no local aonde ela já foi previamente instalada.

Hoje: Thomas está contando com você!

Thomas Wang precisa do seu apoio na petição «Colégio Madre Cabrini: A favor da ciclovia em frente ao Colégio Madre Cabrini». Junte-se agora a Thomas e mais 342 apoiadores.