Ceratocone precisa ser definida como deficiência visual!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!


Ceratocone é uma doença que acomete os olhos, especificamente a córnea. A córnea fica deformada, ficando muito parecida com um cone. Estudos mostram que ela possui relação genética e hereditária. Apesar de parecer uma doença simples, ela acomete de forma silenciosa a vida de seus portadores. A visão fica totalmente prejudicada, não há cura e os tratamentos são caros.

Além dos tratamentos serem caros, eles não são totalmente eficientes. O tratamento varia de caso para caso e em alguns casos não geram nenhum resultado. O tratamento final seria o transplante de córnea, que nem sempre resolve, devido a rejeições e complicações.

Os portadores do Ceratocone acabam sendo excluídos socialmente por muitos motivos. Não podem assumir cargos em muitos concursos públicos devido à visão que é muito prejudicada e não possuem nenhum acompanhamento específico pelo poder público. A doença, além de prejudicar fisicamente seus acometidos, afeta seriamente o psicológico deles de forma negativa.

É preciso de uma legislação específica e atenta que considere o Ceratocone como deficiência visual e possa dar equidade e melhor qualidade de vida a seus afetados, garantindo os mesmos direitos e deveres de um portador de necessidades especiais (PNE).



Hoje: Igor está contando com você!

Igor Ferreira precisa do seu apoio na petição «Ceratocone precisa ser definida como deficiência visual! Queremos uma legislação específica para isso!». Junte-se agora a Igor e mais 6.333 apoiadores.