Carta de Cuiabá – CINEMATO 2023 - 21º Festival De Cinema E Vídeo De Cuiabá

Carta de Cuiabá – CINEMATO 2023 - 21º Festival De Cinema E Vídeo De Cuiabá

Início
2 de novembro de 2023
Assinaturas: 5Próxima meta: 10
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Rodrigo Agnolon

Cuiabá, 28 de outubro de 2023

 

Carta de Cuiabá – CINEMATO 2023

21º Festival De Cinema E Vídeo De Cuiabá

 

O cinema brasileiro e mato-grossense presentes no 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá saúdam a retomada presencial vigorosa desse evento audiovisual após cerca de sete anos de interrupção. O CINEMATO – Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – reafirma-se como projeto relevante para o fomento da produção audiovisual mato-grossense, proporcionando o debate das políticas públicas do setor, a troca de experiências, promovendo a formação de plateias e se consolidando como uma plataforma inclusiva de democratização dos conteúdos audiovisuais. 

Desta forma, é indispensável citar o grande esforço de cooperação transversal dos seguintes agentes públicos e privados: Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Cultura do Estado – SECEL/MT, Canal Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, através da PROCEV (Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT), NHDIR/IGHD, Cineclube Coxipones, SEBRAE-MT e Assembleia Legislativa do Estado de MT. 

Essas instituições se constituíram em uma rede orquestrada pela Primeira Plano Cinema e Vídeo, representada pelo cineasta Luiz Borges, idealizador, organizador e curador desde a primeira edição deste Festival, em parceria e cooperação com o INCA - Instituto inclusão, Cidadania, Ação, representado pela produtora cultural Cybelle Bussiki. Nessa rede de parcerias ainda destacamos o apoio do ICV, Hotel Intercity, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT), TV Centro América e dos Deputados estaduais Beto Dois a Um e Lúdio Cabral. Manifestamos sincera gratidão a essa rede de parcerias pelo esforço em promover o audiovisual e a cultura do Estado de MT.

Diretores, produtores, artistas, técnicos e a homenageada atriz desta edição, Dira Paes, solicitam a essas instituições, em especial os poderes políticos constituídos, a garantia de continuação e ampliação dessa cooperação institucional, de modo a assegurar a continuidade do Festival. Essa segurança de continuidade é indispensável seus realizadores e equipe continuar trabalhando, uma vez que um evento deste porte é gestado ao longo de todo um ano de prospecção de filmes e participantes para tudo acontecer no CINEMATO 2024. 

Sabemos também que produzir e exibir filmes não basta. É necessário preservar a memória destes filmes para futuras gerações. É preciso capacitar cada vez mais pessoas que possam desempenhar funções no mercado audiovisual do Estado de Mato Grosso, que se encontra em fase de promissora expansão. Esses são desafios do CINEMATO que pretende cada vez mais contribuir para o audiovisual do estado. No âmbito nacional, os objetivos do setor são a construção de política públicas que garantam uma cota de tela, como forma de promover o encontro dos espectadores com as obras brasileiras, a regulação do VoD (streaming), o marco legal do fomento, entre outras.

Juntos, no 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO - reafirmamos o compromisso com a preservação dos biomas mato-grossense, dos povos originários e tradicionais, das mulheres, da infância, com a população LGBTQIAPN+, com o combate ao etarismo e todas as formas de preconceito e discriminação, como já vem sendo feito de forma exemplar pelo Festival ao longo dessa história de trinta anos. 

Vida longa ao Cinemato e ao Cinema e Audiovisual Brasileiro e Mato-grossense!

Vida longa a Mato Grosso, Mata Grossa, Grosso Mato, à diversidade da população desse Estado, tão acolhedora e carinhosa.

Despedimo-nos com grande convicção de que as possibilidades para nosso reencontro em 2024 serão garantidas pelos poderes instituídos e os parceiros desta rede.

Assinam este manifesto,

Dira Paes – atriz

Luiz Borges - diretor

Joel Pizzini - cineasta

José Walter Nunes - professor

Valdirene Ferreira Gomes - documentarista

Viviane Bressane Spinelli – diretora de festival

Toni Venturi - cineasta

Aninha Mullenbérg

Caimi Xavante

Leonardo Esteves

Karla Martins

Dani Borges

Cavi Borges

Dácia Ibiapina

Diego Baraldi

Juliana Curvo

Letícia Capanema

Christian Jafas

Hiparidi Tóp Tiro

Íris Alves Lacerda

Juliana Segóvia

Sabrina Tenório

Realizador@s

Entidades dos movimentos sociais etc

APACI – Associação Paulista de Cienastas

Apoie já
Assinaturas: 5Próxima meta: 10
Apoie já