NÃO À REDUÇAO DA APA DA ESCARPA DEVONIANA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

A Natureza Paranaense pede socorro. Faça parte das pessoas que utilizam a sua voz, o seu ser para defender a natureza. Se ela sofre nós consequentemente sofreremos juntos, pois dela dependemos. Não deixe que acabem com o nosso lar, com o lar de seus filhos, com o lar das criaturas e com o lar dos futuros habitantes, caso queiramos que haja futuros habitantes. Faça sua parte. A Narureza grita "Socorro", e aí, o que fará para ajudá-lá?

O que é uma "APA"?

APA é a sigla para "Área de Proteção Ambiental".APA é um dos tipos de "Unidades de Conservação" existentes no Brasil, assim como os parques nacionais, reservas biológicas, refúgios de vida silvestre, entre outras denominações.

APA da Escarpa Devoniana e dos Campos Gerais

Criada em 1992, seu Plano de Manejo foi publicado em 2004, definindo os locais onde determinadas atividades podem ser realizada, mantendo assim uma área contínua de conservação e disciplinando o uso dos recurso.

O que pretende o PL/2016

A APA da Escarpa Devoniana e dos Campos Gerais tem, atualmente, 392 mil hectares e abrange 12 cidades do Paraná. O projeto pretende REDUZIR DRASTICAMENTE essa área, diminuindo a APA para cerca de 125 MIL HECTARES.

Por que somos contra o projeto

-Risco de extinção da vegetação de Campos Naturais(só restam 10% da área original) e fauna associada;            -Puluiçao de águas superficiais e subterrâneas;  -Perda de serviços ambientais que representam geração de renda;  -Expansão de monoculturas associada à transgenia, agrotóxicos;   -Abertura para instalação de aterros sanitários e mineração;    - Municipios perdem mais da metade da verba de ICMS Ecológico, dinheiro que fará falta em obras e serviços para a população. A planilha mostra que em 2016 a APA gerou R$ 6.209.809.804,57 para os 12 municípios por onde passa, sendo responsável por quase 75% do ICMS Ecológico recebido.

Turismo como opção sustentável

É legítimo que existam interesses econômicos e que o agronegócio defenda seus interesses. A mineração de areia, a indústria do papel e a agropecuária são importantes para a economia. Mas há outras alternativas. A APA da Escarpa Devoniana e dos Campos Gerais tem um espetacular patrimônio natural. São lajeados, cachoeiras imponentes, mananciais de água superficiais e subterrâneas, canyons e despenhadeiros, furnas e cavernas. Tem lobo-guara, suçuarana, tamanduá-bandeira, seriema, gralha azul; tem sítios arqueológicos de diferentes tradições indígenas e uma riquíssima expressão de geodiversidade e biodiversidade. É na Escarpa que estão o  Canyon Guartelá, Parque do Cerrado e outras belíssimas paisagens. Cuidar dessa riqueza e mostrá-lá para o mundo pode transformar a economia dos municípios envolvidos, resgatar q identidade de seu povo e dar orgulho ao Paraná.

Hoje: Milca está contando com você!

Milca Firmo Mariano precisa do seu apoio na petição «Carlos Alberto Richa: NÃO À REDUÇAO DA APA DA ESCARPA DEVONIANA». Junte-se agora a Milca e mais 135 apoiadores.