Cancelamento do ano letivo: uma possível resolução para a problemática

Cancelamento do ano letivo: uma possível resolução para a problemática
A importância deste abaixo-assinado
Devido as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos estudantes no ano letivo de 2020, viemos por meio deste pedir o cancelamento do mesmo, tendo em vista que o ambiente escolar foi diretamente afetado pela pandemia do COVID-19.
Levando em consideração relatos dos estudantes, os quais alegam ter: dificuldade na concentração, dificuldade na compreensão das aulas em EAD (sendo essas de baixa qualidade dada a questão da conexão de internet envolvida nesse processo), dificuldade na comunicação com os professores por meio das plataformas digitais e dificuldade na execução das atividades.
Se faz necessário ressaltar que, alunos que não têm o devido acesso à internet tiveram apenas os livros didáticos como ferramenta de estudo, de tal forma, ficando sem esclarecimento dos conteúdos propostos.
Por conta disso, é indispensável o posicionamento de nós, alunos, que, dadas as circunstâncias não estamos tendo um ensino de qualidade. Aqui, estamos exercendo o nosso direito de exigir uma educação efetiva e para todos. O cancelamento do ano letivo tornaria a aprendizagem de todos suficiente e eficaz para os futuros vestibulares que deverão ser prestados. Vale ressaltar também a questão de saúde mental envolvida nesse processo, o qual muitos alunos tiveram a sua afetada.
Com base no que foi apresentado, reiteramos o nosso posicionamento e citamos aqui o Art. 205 da constituição, o qual diz:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, VISANDO AO PLENO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA, SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO.”
O Art. 206 cita:
“será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condição para o acesso e permanência na escola
VII - garantia de padrão de qualidade.”
Deste modo, exigimos um posicionamento coerente da escola e autoridades municipais, estaduais e federais para o ano letivo de 2020.
Atenção: essa petição visa gerar debate e movimentação sobre um assunto tão importante, portanto, não estamos considerando o cancelamento como única medida eficaz para a solução do tratado.