Abaixo-assinado encerrado

Não deixem calar a Sanfona de 8 Baixos!

Este abaixo-assinado conseguiu 218 apoiadores!

Reconhecendo a importância de proteger a matriz musical da sanfona de 8 Baixos, solicitamos que seja instituído pelo menos um pólo permanente para a apresentação dos sanfoneiros de 8 baixos durante os festejos do mês de Junho, na capital do estado e nos municípios pernambucanos.

A Sanfona de 8 Baixos, ou Fole de 8 Baixos, como também é chamado, é um instrumento fundamental para a nossa música nordestina e brasileira. No nordeste do Brasil, ele adquiriu características de afinação próprias que o tornaram diferente. Portanto, no nordeste ele desenvolveu um sotaque próprio, que é representativo de nossa cultura popular. Representa, além de uma tradição musical, um saber único, um jeito de conviver e festejar muito nosso, bem nordestino, e por isso, bem brasileiro também.

Atualmente, sua arte está ameaçada, porque seus instrumentistas não encontram mais espaço nas nossas festas tradicionais ligadas à arte da sanfona, especialmente o São João. Neste mês de junho de 2017, não tivemos notícia de nenhum sanfoneiro de 8 Baixos inserido na programação oficial da Prefeitura do Recife. E essa situação tem se tornado regra nos outros municípios do nosso estado, à despeito destes tocadores de fole serem homens que incorporaram uma dimensão social: alguém capaz de agregar uma comunidade e produzir cultura, representá-la e difundi-la, contribuindo para o fortalecimento de nossa própria identidade.

Hoje: Lêda está contando com você!

Lêda Dias precisa do seu apoio na petição «Câmara Municipal do Recife: Não deixem calar a Sanfona de 8 Baixos!». Junte-se agora a Lêda e mais 217 apoiadores.