0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

É possível fazer fogos de artifício sem estrondos e sem barulho? Claro! Fogos de artifício silenciosos e elegantes existem e cada vez mais um número crescente de cidades no mundo inteiro estão optando por este tipo de espetáculo.

Os estrondos pirotécnicos (aqueles barulhos que fazer um bum bum bum buuuuummmmmm tremendo), lembramos sempre, são na verdade irritantes e muitas vezes provocam o medo e o pânico nos animais, levando-os a reações descontroladas e perigosas.

Os danos são encontrados tanto nos animais de estimação quanto nos animais selvagens, a começar pelos pássaros. Com as explosões repentinas, as colônias que estão descansando, ao ouvirem os barulhos, têm uma reação instintiva de fuga que, combinada com a falta de visibilidade, causam a morte de muitos exemplares decorrentes do choque com as estruturas urbanas (casas, luzes de rua, carros, etc) durante os voos.

De acordo com veterinários, os animais têm uma audição mais desenvolvida do que o ser humano, os cães, por exemplo, conseguem perceber um ruído com quatro vezes mais intensidade do que os humanos. Muitos cachorros desenvolvem fobias causadas pelo barulho dos fogos. Em alguns casos, os cães precisam usar sedativos e tranquilizantes para suportar os fortes ruídos causados pela pirotecnia.

Considerando o risco eminente as pessoas e animais, sobre o barulho provocado por estes fogos de artifícios e rojões utilizados em comemorações de festas de final de ano, jogos de futebol e confraternizações em geral, e a segurança de quem os manipula, gostaria de propor um pedido coletivo de projeto lei a todos os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Campos, para proibir o uso de fogos de artifício, bombas, morteiros, buscapés e demais fogos ruidosos, em toda área do município, exceção feita aos fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido (silenciosos), cabendo multa aos infratores.

Talvez baste uma melhoria no texto da Lei municipal 8940/2013 (lei do silêncio), junto com maior divulgação, educação e fiscalização.

Essa é uma iniciativa popular que ajuda resolver o problema de toda cidade!

Hoje: Camila está contando com você!

Camila Costa precisa do seu apoio na petição «Câmara Municipal de São José dos Campos: SJC não quer mais fogos de artifícios e rojões barulhentos que perturbam pessoas e animais». Junte-se agora a Camila e mais 1.349 apoiadores.