Criação do DIA MUNICIPAL PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER em Divinópolis-MG

Criação do DIA MUNICIPAL PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER em Divinópolis-MG
O mês de agosto acabou mas a campanha pelo fim da violência contra a mulher continua.
Entendemos que a violência contra a mulher deve ser combatida com educação, ética e cidadania. Nosso objetivo agora é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. O GEEC propõe que se crie, em Divinópolis, e demais cidades do Vale do Rio Pará, o DIA MUNICIPAL PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e que as ações de conscientização possam ser disseminadas por todas as cidades da região como ação social do poder público.
No dia 10 de outubro é comemorado O Dia Nacional Contra a Violência à Mulher. O nosso propósito é criar um projeto de lei que institua, também, o dia municipal.
A forma como a sociedade enxerga e reage a homens e mulheres sempre foi diferente. Porém, diferente do que muitos pensam, essa não é uma diferença “natural”: ela é, e sempre foi, construída de acordo com expectativas sociais impostas.
Desde sempre acredita-se que a mulher e tudo relacionado a ela pertence ao homem e à sociedade (e não à ela mesma) e, por mais que isso esteja mudando pouco a pouco, desde a conquista do voto feminino no Brasil, os resquícios dessa cultura que apaga a vontade da mulher em benefício do homem ainda são muito fortes.
Em consequência disso, tem-se um número enorme de casos de violência contra a mulher no país, sendo a doméstica a mais recorrente. O Brasil é um país no qual 3 em 5 mulheres já sofreram algum tipo de violência dentro de relacionamentos (Instituto Avon/2014) e onde 56% dos homens já declararam ter cometido algum tipo de violência contra mulheres, dentre empurrões, xingamentos, socos, tapas, etc.. (Data Popular/Instituto Avon - 2013)
É preciso lutar com medidas como a Lei Maria da Penha e campanhas de conscientização durante e fora do período do dia 10 de outubro ou do agosto lilás para que mais mulheres se reconheçam se estiverem dentro de um relacionamento abusivo e se sintam seguras para realizar uma denúncia.
Contamos com a sua assinatura e com o seu manifesto de apoio à essa iniciativa.