Dar o nome de Professor José Mariano de Sá Aragão Via de acesso ao Campus Agreste da UFPE

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


No último dia 02/08 fiquei sabendo da proposta na Câmara Municipal de Caruaru para que a Avenida de acesso ao Campus do Agreste da UFPE (viário externo entre BR 104 e CAA) passe a ter o nome Marielle Franco.
Expus minha opinião: diante da doação e representatividade que o nosso Diretor Fundador Professor José Mariano de Sá Aragão (responsável, juntamente com o então Reitor Professor Amaro Lins) pela implantação e ampliação do Campus em Caruaru fosse o homenageado levando o nome da via. Ideia que foi apoiada por colegas de trabalho e alunos.
O nome de Marielle Franco já foi aprovado em 1 votação. Se for aprovado também em 2 votação (que ocorrerá na próxima terça-feira, 06/08/2019, às 16:00h), perderemos a oportunidade de ter essa mais que merecida homenagem ao Professor Mariano.

Professor Dr. JOSÉ MARIANO DE SÁ ARAGÃO, graduado em Engenharia Civil pela UFPE (1978), mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo USP/São Carlos em 1985 e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). É especialista em Segurança e Medicina do Trabalho (CREA- São Carlos/Fundacentro 1979). Entre 1996 e 2003 foi Sub-chefe e Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFPE. Exerceu a função de Diretor de Extensão da UFPE entre novembro de 2003 e março de 2006. Foi Diretor do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE em Caruaru entre 2006 e 2011. Foi Prefeito da UFPE entre novembro 2011 e fevereiro 2012. Seu último cargo foi de assessor do atual Reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador sobre compostagem na Universidade de Leeds, Inglaterra, entre 1990 e 1994. Desde 1980 era professor do Departamento de Engenharia Civil na área de Saneamento e Recursos Hídricos lecionando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Cartográfica. Atuou na área de engenharia sanitária, com ênfase em saneamento ambiental em particular na área de resíduos sólidos.

Faleceu em 11 de abril de 2019. Natural de Catende, em Pernambuco.

“Ele lecionava na área de saneamento e sempre foi preocupado com a questão ambiental. Como Diretor do nosso campus em Caruaru, dedicou-se com máxima energia para construir um projeto que beneficiasse os estudantes do interior”, afirmou o atual Reitor Anísio Brasileiro. Para o Reitor, Professor Mariano é um exemplo “do espírito da Universidade, de dedicação à democracia, aos direitos sociais e à luta pelo respeito à diversidade”.

O ex-Reitor Professor Amaro Lins, que nomeou Mariano Diretor pro tempore do CAA, lamentou a perda do docente: “Estamos todos tristes e saudosos com a sua partida, porém enriquecidos e felizes pelo privilégio de termos gozado da sua amizade e compartilhado da sua alegria e exemplo de vida. Era um mestre e servidor exemplar”.

Em março de 2006, quando tiveram início as atividades da UFPE em Caruaru, Professor Mariano mudou-se para a cidade para dirigir o Campus do Agreste. Marília Marinho é Engenheira Civil e Professora do curso de Engenharia Civil do Campus Agreste da UFPE, onde trabalha desde março de 2006. Ingressou na primeira turma de servidores aprovados no concurso público para início das atividades da UFPE em Caruaru e resumiu sua experiência na gestão do Professor Mariano: “Ele sempre lutou pela vida e pela instituição com muita garra e coragem! Uma grande pessoa, coração gigante! Mesmo passando pelas dificuldades da doença durante todos esses anos, jamais se deixou abater e tinha como características marcantes a sua alegria e generosidade. Como primeiro Diretor do Campus de Caruaru (de 2006 a 2011), marcou positivamente a vida de todos que tiveram a grata oportunidade de conviver com ele (funcionários, professores, alunos). Soube identificar, desenvolver, aproveitar e, acima de tudo, valorizar as melhores aptidões de cada um dos seus subordinados. Fundou o Campus Agreste do nada. Juntamente com Professor Amaro Lins, então Reitor, conseguiram recursos significativos do governo federal para a implantação e ampliação do Campus em Caruaru. Como parte da turma de funcionários fundadores do Campus de Caruaru (em março de 2006), o que posso dizer é que ele nos recebeu e soube nos dirigir da forma mais acolhedora, acessível, justa, humana e generosa”.

CARREIRA: resumo – Mariano Aragão graduou-se em Engenharia Civil pela UFPE, sendo mestre pela USP/São Carlos e Doutor pela UFPE. Na Universidade, exerceu, pela ordem, as funções de Chefe do Departamento de Engenharia Civil, Diretor de Extensão, diretor do Centro Acadêmico do Agreste, Prefeito da Cidade Universitária e Assessor do Reitor. Lecionava na área de Saneamento e Recursos Hídricos em disciplinas das graduações em Engenharia Civil e Engenharia Cartográfica. Atuou na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em saneamento ambiental, em particular na área de resíduos sólidos. Desenvolveu pesquisa sobre compostagem na Universidade de Leeds, Inglaterra, entre 1990 e 1994.