Vitória confirmada

Deputados, não aprovem o Distritão! Basta de absurdos!

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 42.469 apoiadores!

A crise política no Brasil está cada vez mais acentuada. Os casos de corrupção são vergonhosos. Além disso, fica clara a distância entre a vontade da população e as decisões da Câmara Federal. Por esses motivos, os políticos caem em descrédito por parte da sociedade.

É cada vez mais visível a dificuldade que alguns deles terão para se reeleger. E aí, para tentar se sobressair a isso, a jogada de alguns deputados é aprovar uma Reforma Política que só beneficie a si mesmos, mesmo em detrimento da democracia.

É por isso que parte da Câmara Federal quer, a todo custo, aprovar o Distritão.

O Distritão é um sistema eleitoral danoso, no qual os membros do Legislativo são eleitos por ordem da quantidade de votos. Para você ter uma ideia, apenas três países do mundo o adotam: Afeganistão, Jordânia e Vanuatu.

Com ele, só os políticos mais conhecidos ou que gastarem mais nas campanhas é que serão eleitos. Na prática, é uma forma de assegurar a reeleição para quem já está no poder.

Enfim, quais são as consequências do Distritão?

- Dificuldade de renovação da Câmara;
- Permanência de corruptos nas cadeiras legislativas;
- Maior influência do poder econômico nas campanhas eleitorais, que ficarão mais caras;
- Serão eleitos os nomes mais conhecidos, e não as melhores propostas;
- Enfraquecimento da representatividade de minorias no Congresso Nacional;
- Milhões de votos desperdiçados, por ser um sistema que considera apenas os sufrágios nos candidatos mais votados.

Você quer a renovação da Câmara Federal? Então, posicione-se contra o Distritão. Essa proposta já encontra resistência por parte de alguns deputados, mas eles precisam ser pressionados para que permaneçam com suas posições contra a proposta. E não podemos nos esquecer de discutir também a respeito do Fundo Eleitoral abusivo que os deputados querem aprovar. Esse é mais um absurdo que deve ser execrado pela sociedade.

REFERÊNCIAS:
Quais os efeitos do Distritão, segundo este cientista político (Nexo)
Reforma política deve ter versão enxuta e inclusão do "Distritão" (Metrópoles)
Reforma Política: entenda o "Distritão" (Carta Capital)
Deputados querem "Distritão" para garantir novo mandato (Veja)
Câmara articula "Distritão" para manter mandatos (Exame)
Câmara articula "Distritão" para manter mandatos (Estadão)

Hoje: Caio está contando com você!

Caio Cunha precisa do seu apoio na petição «Câmara Federal de Deputados: Deputados, não aprovem o Distritão!». Junte-se agora a Caio e mais 42.468 apoiadores.