Adiamento da data do Enem 2020!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!


O Enem 2020 precisa ser adiado imediatamente!

Devido a pandemia do coronavírus, escolas de todo o país estão paradas. Por isso, são milhões de alunos prejudicados, principalmente da rede pública. Não é nada coerente manter o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enquanto o calendário das escolas está atrasado e estudantes do ensino médio estão impossibilitados de estudarem em suas casas - sem o básico - e em situação de vulnerabilidade.

O ministro da educação, Abraham Weintraub, disse que o coronavírus "atrapalha um pouco" e que todos estão sendo atingidos, além de afirmar que, por ser uma competição, "tá justo" e que "só os melhores passam". No entanto, o ministro ignora o fato de milhões de estudantes não terem as mesmas oportunidades. De fato, o Enem é uma competição, mas , como competição, precisa ser justa. Não é nada justo ignorar a realidade de milhões de alunos que estão sem a mínima condição para estudar. Esses alunos jamais poderão competir com "os melhores".

Precisamos adiar o Enem 2020. O calendário das universidades federais já será expandido devido à crise. É possível, tecnicamente falando, que as provas do Enem aconteçam em 2021. Em nome de todos os alunos que estão impossibilitados de estudarem e correr atrás de seus sonhos, pedimos que assinem esta petição. Precisamos de uma prova justa e, pra isso, de um calendário que permita que todos e todas possam se preparar de forma justa!

ASSINEM | COMPARTILHEM