ÁRVORE NÃO É LIXO!

ÁRVORE NÃO É LIXO!
ÁRVORE NÃO É LIXO!
Abaixo-assinado para retirar da COMLURB, e entregar de volta para a Fundação Parques e Jardins, a poda das árvores do Rio de Janeiro! A COMLURB, despreparada, vem promovendo podas criminosas e malfeitas, suprimindo árvores e mutilando as que ficam em pé.
Em 2008, a função de poda das árvores foi inexplicavelmente retirada da competência da Fundação Parques e Jardins e atribuída à COMLURB, pelo Decreto nº 28.981.
A mudança de atribuição vem causando uma catástrofe ambiental contínua e sistemática na Cidade do Rio de Janeiro.
Por meio do Decreto, foram transferidas da Fundação Parques e Jardins (FPJ) para a COMLURB, as atribuições de conservação, manutenção e reformas de todos os canteiros, praças e parques, bem como as podas de árvores.
A justificativa foi deplorável.
O decreto citado considerou “a economia de escala que ampliará a produtividade e a efetividade” e também que o trabalho de conservação e capina já eram executados parcialmente pela COMLURB, repassando, portanto, a competência sobre a manutenção da arborização urbana, que era histórica e originalmente da FPJ.
Desde então, a população do Rio de Janeiro vem assistindo, horrorizada, à derrubada de árvores centenárias e ao desaparecimento das copas das árvores, transformadas em palitos sem folhas pela COMLURB. Os exemplos são incontáveis. A toda hora veem-se notícias de moradores chorando pelas árvores abatidas, as ruas estão sem sombra, as árvores do Aterro do Flamengo, patrimônio da cidade, descaracterizadas e destruídas. Devemos dar um basta nessa destruição!
A Fundação Parques e Jardins é um órgão histórico na arborização e no cuidado com a vegetação urbana do Rio, possuindo profissionais capacitados e o conhecimento técnico para bem cuidar das árvores da cidade. Deixemos a limpeza urbana com a COMLURB, que a sabe fazer bem, e as árvores com a Fundação Parques e Jardins, que foi criada para isso!
É necessário e urgente que se corrija este quadro, retornando para a Fundação Parques e Jardins as funções que foram delegadas à COMLURB, e reforçando os quadros da Fundação para o desempenho de suas atribuições.
Este abaixo assinado será enviado inicialmente ao Vereador Paulo Pinheiro, ou a outro vereador que queira abraçar a causa, pedindo que seja apresentado um Projeto de Lei ou Decreto na Câmara dos Vereadores para retirar da COMLURB e transferir de volta à Fundação Parques e Jardins as atribuições de conservação, manutenção e reformas de todos os canteiros, praças e parques, bem como as podas de árvores da Cidade do Rio de Janeiro.