Pedimos votação urgente no Congresso Nacional: Piso Salarial e 30 horas para enfermagem já

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Sou Enfermeira. Somos Profissionais de Enfermagem!!! Merecemos e podemos ser atendidos.

Em tempos de pandemia, o que vemos é um cenário de sacrifício por parte destes profissionais, as manchetes de jornais evidenciam isso o tempo todo. No Brasil já morreram mais profissionais de enfermagem que na Espanha e Itália juntos, dentre as principais causas, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) somada aos baixos salários que forçam os profissionais a uma dupla jornada de trabalho, aumentando o tempo de exposição às situações de risco e reduzindo significativamente sua qualidade de vida.

A enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), no Brasil, é a segunda profissão com maior número de profissionais e uma das únicas categorias que ainda não possui piso salarial e regulamentação de sua carga horária. De acordo com a fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), somos mais de dois milhões de pessoas. Nossa grande dificuldade é o lobby da iniciativa privada, muitos empresários ocupando cargos legislativos, e vários outros financiados por grupos de planos e seguros de saúde. Ou seja, a redução da jornada de trabalho, o piso salarial, não é interessantes para estes grupos, pois pode implicar em mais contratações e, assim, menos lucro.

Atualmente, o apoio da população nos propicia um reconhecimento de massa, jamais visto antes. Contudo, sempre estivemos ao lado dos nossos clientes/pacientes.  De maneira que, não somos heróis, somos trabalhadores e trabalhadoras em busca de sustento e vida digna por meio do trabalho.

O nosso princípio é o cuidado, nosso trabalho é cuidar. Mas também precisamos de cuidado! Assim, podemos cuidar ainda melhor e fortalecer nosso sistema de saúde brasileiro. Portanto, precisamos do apoio da população no sentido de provocar os nossos representantes no Congresso Nacional a desengavetar o Projetos de Lei (PL) 459/15 que trata do Piso salarial e o PL 2.295/2000 sobre a redução da carga horária de trabalho para enfermagem, são mais de 20 anos nessa luta. Ainda temos outra PL 2564/2020, também em defesa do piso salarial. São vários projetos e nenhuma ação efetiva. Contamos com seu apoio para rompermos a inércia do Congresso Nacional.