Auxilio-cuidadora para mães com filhos totalmente dependente de cuidados em tempo integral

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

A lei de n. 13.146 capítulo 1. Artigo 3. XlV garante a pessoa com deficiência o direito ao acompanhante.

Solicito uma emenda constitucional que garanta as mães de pessoas com deficiência e que são totalmente dependentes o direito ao auxílio cuidadora e que tenham o direito de receber um salário mínimo para custear seu sustento uma vez que essas não podem se ausentar de casa para trabalhar.

Essas mães desenvolvem problemas emocionais diversos como depressão, fibromialgia, problemas de coluna severo por carregar por anos o filho deficiente, desgaste nas articulações, fadiga crônica, ansiedade, estresse... Precisando fazer uso de medicamentos controlados, suplementos e vitaminas que não só fornecidos pelos SUS. Muitas destas mães são abandonadas pelo cônjuge tendo que arcar com tudo sozinha e se virarem como podem.

Essas mães são pessoas que contribuem com o estado pagando impostos em tudo o que fazem, e por mais que não possam trabalhar, uma única agulha ou pacote de arroz que elas compram geram impostos para estado, sendo assim como contribuintes temos direitos humano a uma vida digna e cabe ao estado garantir que este direito seja cumprido.

O benefício BPC que o filho recebe é para custear o sustento e despesas do deficiente, o que já não é o suficiente para manter uma vida digna!