CONGRESSO NACIONAL: QUEREMOS A PROIBIÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM EFEITOS SONOROS

CONGRESSO NACIONAL: QUEREMOS A PROIBIÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM EFEITOS SONOROS

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!
Gisele Silva criou este abaixo-assinado para pressionar Câmara dos Deputados Federais e

PROTEÇÃO PARA AS CRIANÇAS, AUTISTAS, OS ANIMAIS e IDOSOS!

Os fogos de artifício com ruídos são muito utilizados em eventos festivos para fins de entretenimento e efeitos visuais, mas você já parou para pensar nos efeitos sonoros negativos da utilização desse artefato?

Embora não seja um problema para a muitas pessoas, os fogos de artifício trazem sérios problemas para

  • crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e
  • animais de estimação

Ademais, esses efeitos sonoros são de grande desconforto para recém-nascidos, pessoas em tratamentos hospitalares e idosos, grupos que precisam de cuidados especiais e um ambiente tranquilo para uma melhor qualidade de vida.

Em relação às crianças autistas, elas possuem uma hipersensibilidade a barulhos e ruídos, por isso, tendem a mudarem o comportamento diante dos fogos de artifício.

Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto afirma que “as festas de final de ano são difíceis para muitas famílias de crianças com autismo. São crises de choro, irritabilidade, medo, agressividade e desregulação que se tornam complicadas.

Gabriele Brasil é mãe de Heitor, 6, diagnosticado com TEA e relata como foi a virada de ano de 2020: “ele ficou chorando muito, aquela angústia, e ele não é de chorar. Ele não estava entendendo o que estava acontecendo, o porquê daquele barulho todo […]. Eu tenho relatos de outras mães que o Heitor perto de muitos (crianças) ainda é leve. Se você olhar na internet tem gravações das crises, é de cortar o coração.

Além dos problemas causados em crianças com ETA, o barulho dos fogos de artifício também causa sérios danos à saúde dos animais de estimação. Eles fogem, se machucam, têm ataques de pânicos, desmaios e alguns chegam até a falecer, tamanho é o estresse causado pelos ruídos dos fogos.  Não é raro encontrarmos notícias que animais de estimação morreram por conta dos barulhos (veja aqui: cadela morre em São Paulo após queima de fogos do ano novo; Pelo menos um cão morre por causa do barulho de fogos de artifício; Veterinária explica morte de cachorro após explosão de fogos de artifício).

O manuseio dos explosivos de efeito sonoro também causa acidentes, isso porque muitas pessoas fazem o uso indevido e não tem conhecimento sobre os riscos que esse material pode causar. Entre os anos de 2008 e 2017, 5 mil internações foram registradas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Os dados mostram ainda que, nos últimos 21 anos, o Brasil registrou 218 mortes por acidentes com fogos de artifício. Além disso, a brincadeira pode provocar queimaduras, amputações de membros, lesões de córnea ou perda de visão e lesões auditivas. Um estudo americano informa que a média de som medida a três metros de explosões de fogos de artifícios é de 150 decibéis, o que excede o critério de risco para audição. Ruídos acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva e quanto mais repetitivos ou altos eles forem piores serão os danos na cóclea, órgão responsável pela audição sensorial.

Diante de todas essas evidências, fica claro a importância da proibição dos fogos de artifício com efeitos sonoros. Vale salientar que a petição não visa proibir os fogos de artifício com efeitos visuais, que são fonte de entretenimento e fazem parte de diversos espetáculos.

Por isso, pedimos a sua ajuda para levarmos essa proposta ao Congresso Nacional a fim de garantir a qualidade de vida dos grupos de pessoas já citados, principalmente das crianças com TEA e dos animais de estimação.


0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!