Petition Closed

No ano de 1999 foi apresentada na Câmara dos Deputados a PEC 155 que assegura aos associados, filiados e atletas inscritos nas entidades desportivas (comitês, confederações, federações estaduais e associações) o direito ao voto direto e secreto dos membros de seus órgãos diretivos em todos os níveis.

Sabe-se que pessoas, famílias ou determinados grupos apossaram-se do comando destas entidades transformando-as em verdadeiras Capitanias Hereditárias.

Muitos deles se mantém a décadas no poder dirigindo-as de forma autoritária, não transparente e muitas vezes envolvidos em esquemas de corrupção, troca de favores, irregularidades em licitações, fraudes em auditorias contábeis, etc...

A aprovação e posterior sanção da PEC 155/1999 daria uma basta nisto, pois submeteria estas pessoas e suas gestões a avaliação através de eleições diretas.

Através deste link você pode acessar a página da PEC, fazer o download do seu inteiro teor, assim como verificar que sua tramitação está estagnada desde fevereiro de 2011:

Letter to
Câmara dos Deputados Comissão de Turismo e Desporto - CTD