Vamos Melhorar o Trânsito no Juvevê?

Vamos Melhorar o Trânsito no Juvevê?

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Alexandro Tamanini criou este abaixo-assinado para pressionar Câmara de Vereadores de Curitiba

EU, ABAIXO-ASSINADO, APÓIO O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE ROTATÓRIAS NAS RUAS MOISÉS MARCONDES E MANOEL EUFRÁSIO NO TRECHO ENTRE A CAMPOS SALLES E A ALBERTO FOLLONI, A SER LEVADO PARA AVALIAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE CURITIBA. 

Quem reside ou trabalha no Bairro do Juvevê em Curitiba sabe que os moradores tem orgulho de viver em um bairro elegante e rodeado de estabelecimentos que ofertam serviços de qualidade. Tal percepção tem atraído pessoas de fora para nossa região e a grande quantidade de prédios novos e em construção são uma prova do potencial atrativo da região. 

O PROBLEMA: 

O fluxo de pessoas e de carros nas ruas Manoel Eufrásio e Moisés Marcondes aumentou muito nos últimos anos. Atravessar os cruzamentos com as ruas Colombo, Marechal Mallet e Emílio Cornelsen, a pé ou de carro, tornaram-se tarefas perigosas. 
Em muito breve, o fluxo intenso de pessoas a pé e de carro causadas pela concentração de bons serviços e de boas escolas na região (Dom Bosco Ahu, Integral, Stella Maris e Loureiro Fernandes) se somará ao de moradores dos novos prédios que estão em construção quando ficarem prontos e estiverem ocupados. 

O QUE FAZER? 

A implantação de lombadas e sinaleiros é a primeira que vem à mente, mas trocaria um problema por outros piores: além de tornar o trânsito desnecessariamente lento em horários de baixo fluxo como finais de semana e feriados, poderia dificultar a saída de carros dos prédios em horários de alto fluxo, através de filas de carros nas esquinas.

Outra possibilidade seria a de implantação de lombadas nas ruas principais associadas a travessas elevadas nas colaterais. Certamente ajudaria na redução da velocidade nas ruas referidas, mas não resolveria o problema das conversões perigosas e indecisões quanto à preferencial nas esquinas.

Continuar com a tendência atual da Prefeitura de tornar todas as ruas em mão única, formando “binários”, transformaria vias calmas em vias rápidas, como já acontece com a Moisés Marcondes, piorando o risco de quem anda a pé e trazendo um grande risco de virarmos como o Bigorrilho: uma selva de prédios entrecortados de vias rápidas, que serve de dormitório e via de passagem para  milhares, mas não possui vida própria.  

A SOLUÇÃO:

Por isso, surgiu a ideia de fazer rotatórias nestes cruzamentos, aos moldes dos que já existem em frente à prefeitura no Centro Cívico. Esse modelo tem boa aceitação em cidades planejadas, como Maringá, e tornaria mais fácil o distinção de se saber de quem seria a preferencial. Também não deixaria o trânsito desnecessariamente lento fora do horário de pico de fluxo e evitaria os excessos de velocidade. 

PS: Os moradores mais antigos devem se lembrar de que já foi realizado um abaixo-assinado neste sentido, de autoria do Jornalista Bernardo Carlini do nosso Jornal do Juvevê. Naquele momento, houve grande adesão, mas a resposta do DETRAN foi de que não havia fluxo suficiente justificasse a instalação de Sinaleiros e rotatórias. Mas, acreditamos que a situação piorou muito, o Juvevê está em rápido crescimento e, se nada for feito, em breve seremos outro Bigorrilho. 

REPASSE PARA SEUS AMIGOS E VIZINHOS! NÃO DEIXEMOS O FUTURO DO NOSSO BAIRRO À MERCÊ DO DESTINO!

OBRIGADO PELO APOIO E ABRAÇOS!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
Com 100 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!