PELA RETOMADA DAS OBRAS E FISCALIZAÇÃO DA CICLOFAIXA DA AVENIDA MELCHERT

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Há algumas semanas, a CET/SP – Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo deu início à implantação de uma ciclofaixa numa importante via de Vila Matilde, a Avenida Melchert. Após pressão de alguns comerciantes, no entanto, percebeu-se que as obras foram paralisadas e a ciclofaixa segue inconcluída. O poder público ignora os motoristas infratores que estacionam sobre o espaço cicloviário, prática proibida pelo artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro independentemente da existência de sinalização proibindo a prática.

A nova ciclofaixa da Avenida Melchert é de suma importância para o sistema cicloviário de São Paulo, pois permite o deslocamento seguro de ciclistas por uma das principais avenidas de Vila Matilde, onde estão concentrados comércios e serviços, além de promover conexão com uma das principais ciclovias da Zona Leste, a Caminho Verde, que percorre parte do eixo Radial Leste, e potencialmente conectável com a nova ciclofaixa da Avenida Aricanduva.

O plano cicloviário atualmente em implantação passou por um processo democrático de consultas populares através de audiências públicas, reuniões abertas em que esses traçados foram apresentados, discutidos e aprovados pela população da Subprefeitura Penha. É inaceitável que esse processo seja atropelado por uma reunião entre o subprefeito Thiago Della Volpi e um pequeno grupo de pessoas contrárias em detrimento do processo participativo construído pela sociedade e pela Prefeitura ao longo dos últimos anos.

Apesar da insistência de motoristas infratores de estacionarem sobre o espaço cicloviário, obstruindo os trabalhos para a conclusão da implantação da ciclofaixa, a demanda reprimida de usuários dessa infraestrutura cicloviária, formada por crianças, idosos, mulheres, cadeirantes, skatistas etc. coloca-se em risco de vida ao disputar as faixas de rolamento com carros e ônibus.

A ciclofaixa é um elemento fundamental para aumentar a segurança viária da Av. Melchert para todos, criando um ambiente mais humano e aprazível na região. Dados da CET e do Governo do Estado de São Paulo demonstram que vias que receberam ciclofaixas/ciclovias tiveram drástica redução de atropelamentos e colisões após a implantação da infraestrutura cicloviária, evidenciando a importância de intervenções desse tipo como forma de aumentar da segurança nas ruas.

Considerando os fatos acima descritos, exigimos através deste abaixo assinado a retomada imediata dos trabalhos para a conclusão da implantação da ciclofaixa da Avenida Melchert e uma política efetiva de fiscalização a fim de desobstruir o espaço cicloviário e permitir seu uso da forma devida.

Hoje: Willian está contando com você!

Willian Cruz precisa do seu apoio na petição «Bruno Covas: PELA RETOMADA DAS OBRAS E FISCALIZAÇÃO DA CICLOFAIXA DA AVENIDA MELCHERT». Junte-se agora a Willian e mais 556 apoiadores.