Bolsonaro: somos CONTRA a liberação do garimpo e exploração energética em terras indígenas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 75.000!


O presidente Jair Bolsonaro assinou um projeto para liberar o garimpo e a exploração energética (como petróleo e gás) em terras indígenas, que será encaminhado ao Congresso Nacional. Ao exaltar o projeto, disse que confinaria ambientalistas na Amazônia para pararem de atrapalhar.

Os indígenas teriam então, teoricamente, o poder de veto ao garimpo, mas nada poderiam fazer com relação à exploração energética, como a construção de hidrelétricas e termoelétricas, seriam apenas consultados. Nada garante que a vontade das comunidades será levada em consideração.

O projeto é uma promessa antiga de Bolsonaro, que conta com a bancada ruralista para conseguir a aprovação. Uma pesquisa do Datafolha apontou que 86% dos brasileiros discordam sobre essas explorações em terras indígenas. Os argumentos a favor são de puro interesse econômico, colocando em risco o meio ambiente e a cultura indígena!

Vale lembrar que Bolsonaro já foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional por ataques contra índios. Até setembro de 2019, houve um aumento de 44% no total de ataques a territórios indígenas!

Assine para lutarmos contra a exploração, destruição do meio ambiente e aumento dos conflitos nessas terras!