Petition update

Nossa fé é antirracista, em defesa das vidas negras!

Coalizão Negra Por Direitos

Dec 21, 2020 —

A Coalizão Negra por Direitos, ao lado de Entidades religiosas e de Direitos Humanos, realizou ontem Ato Ecumênico Online #MinhaFéÉAntirracista em repúdio ao genocídio da população negra e ao assassinato de Beto Freitas, morto por seguranças da rede Carrefour há um mês.

É preciso pedir justiça e mostrar que estamos em defesa das vidas negras.

Assista ao Ato e compartilhe aqui: https://youtu.be/Sa413ib2OMY

Em 19 de novembro de 2020, o Brasil assistiu às imagens devastadoras do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, pelas forças de segurança privada do supermercado Carrefour, na cidade de Porto Alegre. Beto foi vítima de um crime que demonstra, em toda a sua crueldade, a desumanização dos corpos negros no Brasil. Coube aos movimentos negros e pessoas negras, como sempre, quase absolutamente solitárias, protestar em diversas cidades brasileiras. Esta justa indignação mais uma vez não teve a companhia do conjunto da sociedade. Ao contrário, ela segue assistindo silenciosamente aos casos de violência policial e civil contra pessoas negras. Crianças, mulheres e jovens negras e negros assassinados todos os dias, sem que isso motive uma crise moral, ética ou humanitária capaz de nos levar a assumir e  enfrentar o racismo brasileiro.

No Brasil um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos; 75% dos mortos por arma de fogo são negros; Nos últimos 3 anos, mais de 2.200 crianças e adolescentes foram assassinadas por policiais em todo país. Pessoas negras são frequentemente torturadas e assassinadas em estabelecimentos comerciais, como aconteceu com Beto no Carrefour. Até quando seremos capazes de conviver com tamanha atrocidade? O quanto a leniência coletiva, da sociedade, das instituições e dos poderes frente ao genocídio negro ainda será tolerado? Passou da hora de dar um basta! O manifesto histórico promovido pela Coalizão Negra por Direitos neste ano de 2020 sintetiza nosso desafio: “Enquanto houver racismo, não haverá democracia!”. Pois reafirmamos: Enquanto houver racismo, não viveremos a plenitude de nossa humanidade.

As expressões de fé que representam a diversidade religiosa brasileira, os povos e comunidades tradicionais, as religiões afro-brasileiras e organizações de direitos humanos se unem e conclamam a sociedade para se mobilizar no amor, na fraternidade, na comunhão dos valores da vida, da humanidade e pelo fim da tortura, dos espancamentos e das mortes de pessoas negras no Brasil.

Que esta comunhão nos provoque a assumirmos o espírito das palavras de Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar. O amor chega mais naturalmente ao coração humano que o contrário.”

Nossa fé, em sua diversidade e sincretismo, é essencialmente antirracista e está a serviço da defesa das vidas negras.

Keep fighting for people power!

I'll power Change with $5 monthlyPayment method

Discussion

Please enter a comment.

We were unable to post your comment. Please try again.