Abaixo-assinado encerrado
Pressionando Procurador Ministerio Publico

Basta de tanta fuligem em nossas casas!

A queima contínua da palha da cana-de-açúcar em municípios vizinhos à nossa cidade (Itabaiana) têm causado vários transtornos. A fuligem dessas queimadas se espalha rapidamente e termina se depositando nas casas de diversos municípios circunvizinhos: Itabaiana, Moita Bonita, Areia Branca, Ribeirópolis. Estamos cansados de tanta sujeira!

Estamos cansados de limpar nossas casas e vê-las, em poucas horas, totalmente tomadas por cinzas de canaviais. Além disso, o meio ambiente é prejudicado. Não podemos permitir que interesses particulares de poucos firam o direito de milhares de pessoas. Assine para dar um basta na queima da palha da cana-de-açúcar!

Leia abaixo sobre os impactos ambientais causados com as queimadas nos canaviais.

Queima da palha da cana-de-açúcar

 Um dos pontos mais críticos sobre a queima da palha da cana-de-açúcar são as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera (Figura 3), principalmente o gás carbônico (CO2), como também o monóxido de carbono (CO), óxido nitroso (N2O), metano (CH4) e a formação do ozônio (O3), além da poluição do ar atmosférico pela fumaça e fuligem.

Vantagens do canavial sem queima

 A produção da cana-de-açúcar sem a utilização de queimada prévia, com a incorporação de restos culturais no campo, oferece as seguintes vantagens: manutenção da umidade do solo; controle de ervas daninhas com a diminuição da quantidade de herbicidas; melhor controle da erosão com proteção do solo; redução do uso de herbicidas; aumento de matéria orgânica no solo pela adoção da prática por vários anos; redução da população de nematóides nocivos à cultura; melhor aproveitamento da cana do ponto de vista energético, levando-se toda fonte de energia para a indústria; melhoria da qualidade da matéria-prima entregue para a industrialização; e redução da poluição atmosférica provocada pela queima.

Fonte: www.grupocultivar.com.br 

Este abaixo-assinado foi entregue para:
  • Procurador
    Ministerio Publico


    Elisania Santana fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 852 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.




    Hoje: Jeferson está contando com você!

    Jeferson Machado precisa do seu apoio na petição «Basta de tanta fuligem em nossas casas!». Junte-se agora a Jeferson e mais 851 apoiadores.